Como tratar a endometriose?

Perguntas para o seu médico se você tem endometriose e está considerando o tratamento

• Discutir a laparoscopia e / ou medicamentos para tratar a endometriose.

• Se você estiver considerando a cirurgia, pergunte quantos casos de cirurgia da infertilidade ele faz num ano (150 -200 casos é bom).

• Se você estiver considerando a cirurgia, pergunte se o médico vai filmar e gravar a cirurgia, o que geralmente é uma boa idéia.

• Discutir um plano de tratamento para os primeiros seis meses após a cirurgia ou um tratamento medicamentoso para melhorar as chances de concepção. Considera-se que a melhor “janela de tempo” para engravidar é nos primeiros seis meses após o tratamento com medicamentos ou cirurgia para endometriose.

• Pergunte se a sua reserva ovariana é normal, especialmente se tiver mais de 35 anos de idade. Esta é testada através da avaliação de amostras de sangue no dia 3 do ciclo, para os níveis de FSH, estradiol e hormônio anti-mulleriano (HAM). Se qualquer um destes está alterado, pode-se optar por uma abordagem cirúrgica e, em seguida, ambos, medicamentos para a fertilidade ou fertilização in vitro (FIV) para melhorar as chances de concepção.

• Peça ao seu médico para avaliar a sua fase lútea (os 12-14 dias após a ovulação), pois as mulheres com endometriose podem precisar de medicamentos para melhorar a fase lútea.

• Se você estiver considerando a fertilização in vitro (FIV), investigue as taxas de sucesso da clínica a ser utilizada para as mulheres com esse diagnóstico específico.

• Discutir com seu médico a taxa de aborto para as mulheres com endometriose.

• Se você estiver usando injeções de acetato de leuprolide (um medicamento para endometriose) de longa duração, uma vez por mês, peça ao seu médico para acrescentar o uso de cálcio, magnésio e vitamina D, ou o estrogênio como terapia de apoio. Esses adjuvantes são úteis para prevenir a osteoporose. Também pedimos para fazer um teste de densidade óssea  (densitometria óssea) durante o tratamento e após a interrupção do mesmo, pois a perda óssea pode continuar após a interrupção da medicação. Na terapia estrogênica de apoio pequenas doses de estrogênio são dadas junto com o acetato de leuprolide.

Objetivos do Tratamento

Para uma mulher que pretende tentar a gravidez, o tratamento tem dois objetivos:

1. Desbloquear as tubas e remover as aderências que podem afetar a concepção, fecundação e o movimento dos óvulos fertilizados através das “trompas de falópio” (tubas) até o útero.
2. Manter a doença sob controle, reduzindo a estimulação hormonal sobre os implantes (ilhas de endométrio fora de seu lugar habitual), de modo que eles não cresçam e não descamem, evitando o aumento do número de lesões nos tecidos circundantes.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Endometriose doença da mulher moderna

Endometriose: doença da mulher moderna

A endometriose, doença crônica e inflamatória, é uma das principais causas de infertilidade em mulheres na contemporaneidade. Esta condição a atinge cerca de 15% das pacientes em idade reprodutiva, com até 50% delas enfrentando problemas para engravidar, essa doença complexa

Leia mais
Como seu corpo se prepara para o parto

Hora do Parto: como seu corpo se prepara?

À medida que você se aproxima do emocionante momento do parto, seu corpo sutilmente começa a mostrar sinais de que o encontro com o seu bebê está no horizonte. Vamos explorar esses indícios que podem acender a expectativa para a

Leia mais