Como ajudar o bebê a falar mais rápido

Como ajudar o bebê a falar mais rápido

Algumas dicas para quando surgirem as primeiras palavras do bebê

Apesar do desenvolvimento do bebê só acontecer quando ela estiver preparada, os pais podem ajudar criando um ambiente que facilite o aprendizado e também o desenvolvimento da linguagem.

Normalmente, o bebê aprende a dizer as primeiras palavras por volta dos 6 meses de idade. Embora no início não seja possível entender o que ele está falando, aquelas “letrinhas misturas” indicam as primeiras tentativas de se comunicar. Quando tiver entre 1 e 2 anos a criança provavelmente já terá um vocabulário com cerca de 50 palavras e já será capaz de formular algumas frases.

Embora seja inútil e até prejudicial para o bebê compará-lo com outros e forçar para que ele fale antes de estar preparado, os pais podem ajudar no desenvolvimento da linguagem falando bastante com ele, devagar e claramente e descrevendo as coisas que estão fazendo e usando, como peças de roupas, tipos de alimentos e nomes de objetos.
Uma boa dica é facilitar o uso das palavras, chamando, por exemplo, todos os tipos de calçados apenas de sapatos.

Quando se presta bastante atenção enquanto o bebê fala, ele fica estimulado a falar mais. Livros de figuras e DVDs educativos infantis também podem ajudar a criança a associar as palavras aos objetos.

Acima de tudo, é sempre muito importante ter paciência e tentar compreender o que a criança quer, não se antecipando e permitindo que complete a palavra ou frase sozinha. Quando os pais estimulam o bebê a falar e não o repreendem quando erra, o desenvolvimento da linguagem acontece mais facilmente!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter