Como ser uma doadora de óvulos

Como ser uma doadora de óvulos.

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Para que uma mulher possa ser doadora de óvulos, ela precisa preencher alguns requisitos básicos:

  • Passar por consulta médica detalhada com nossa equipe
  • Ter abaixo de 35 anos de idade
  • Ter comprovada uma boa saúde ovulatória (através de histórico favorável, ultrassom transvaginal mostrando boa reserva ovariana e exames hormonais favoráveis)
  • Ter sorologias negativas para as principais doenças infecciosas
  • Ter os parâmetros genéticos normais (tanto por histórico clínico favorável, quanto por exame de sangue que comprove boa saúde cromossômica)

No Brasil, esse procedimento não possui fins comerciais ou lucrativos. A doadora é anônima, a aparência da receptora e da doadora deve ser semelhante e o tipo sanguíneo deve ser compatível. Ainda, deve-se evitar que uma doadora produza duas gestações de sexos diferentes em uma área de até 1 milhão de habitantes.

A paciente doadora irá utilizar medicações com o objetivo de estimular o crescimento dos óvulos. Esse processo é acompanhado pela ultrassonografia transvaginal. Quando os óvulos atingem um tamanho adequado a aspiração será realizada (em média 18mm de diâmetro).

O procedimento de aspiração deve ser realizado em clínica apropriada. A paciente será submetida a uma sedação e a coleta é feita com uma agulha fina via vaginal. O material aspirado na agulha é analisado pelo embriologista a fim de verificar a existência e a quantidade de óvulos. Estes óvulos serão fertilizados em laboratório com os espermatozoides do parceiro da receptora e, de maneira geral, originarão embriões.

A paciente receptora fará um preparo da camada interna do útero para receber o embrião, este preparo é realizado com estrogênio e progesterona e deve ser acompanhado pela ultrassonografia, garantindo assim, condições ideais para a fixação do embrião no útero.

Após a doação de óvulos, as pacientes doadoras poderão engravidar normalmente nos próximos ciclos menstruais. Isso porque, durante cada ciclo menstrual, apenas uma parte dos óvulos é recrutada para resultar em ovulação, mesmo nos ciclos em que a paciente utiliza medicação para induzir a ovulação, captando assim, os óvulos que iriam ser descartados naquele ciclo.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter