Endometriose e Fertilidade

Endometriose e Fertilidade

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A endometriose é uma doença comum entre as mulheres em idade reprodutiva. Ela acontece quando o tecido endometrial, que reveste a camada interna do útero, cresce fora da cavidade uterina. Esse tecido fora de lugar pode se implantar e crescer em qualquer área da cavidade abdominal ou, raramente, em locais mais distantes como a área do umbigo ou dos pulmões. O tecido pode crescer em pequenos pedaços, chamados de “implantes”, em “nódulos” mais espessos e penetrantes ou formar coleções líquidas (cistos) nos ovários, chamados de “endometriomas”.

A endometriose é imprevisível. Algumas mulheres têm alguns implantes isolados que nunca crescem, mas há casos em que a doença pode se espalhar por toda a região pélvica. A endometriose irrita os tecidos em volta e pode produzir cicatrizes em forma de “teias”, que são chamadas de “aderências”. Esse tecido cicatrizado pode cobrir qualquer órgão da pelve; às vezes recobre inteiramente todos os órgãos pélvicos.

A endometriose reage aos hormônios ovarianos mais ou menos do mesmo modo que o endométrio. Por influência do estrógeno e da progesterona, os tecidos fora de lugar produzem as mesmas substâncias, incluindo as prostaglandinas. Quando os níveis dos hormônios caem, os tecidos podem sangrar. Diferentemente do endométrio normal, que se desprende formando o fluxo menstrual, esse sangue dos tecidos fora de lugar não tem como sair, o que provoca irritação, inflamação e aderências nos tecidos vizinhos.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter