Homem vasectomizado pode engravidar a mulher?

Homem vasectomizado pode engravidar a mulher?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Após a vasectomia o homem deixa de ejacular espermatozoides. Para engravidar sua mulher é possível colher os espermatozoides diretamente dos testículos, sem cirurgias, e injetá-los nos óvulos da esposa. A fertilização acontece e os embriões são transferidos para o útero da mulher, com boas chances de gravidez.
Muitos homens decidem não ter mais filhos e fazem a vasectomia, uma cirurgia que impede a ejaculação dos espermatozoides. Dessa forma o homem torna-se infértil. Claro que esse era seu desejo. Entretanto, muitos homens casam-se pela 2ª vez e vem o desejo de ter filhos com sua nova esposa. Outros se arrependem de ter feito a cirurgia. Será que eles podem engravidar novamente?

É possível obter a gravidez da esposa através de uma técnica chamada PESA (aspiração de espermatozoides do epidídimo). Nesse caso, sob sedação, aspiramos os espermatozoides necessários para fecundar os óvulos retirados de sua mulher (ver FIV passo a passo – ICSI) com uma agulha de insulina. Os embriões formados são transferidos para o útero da futura mamãe, 3 dias após a fertilização, sendo muito boas as chances de gravidez (35 a 55%) segundo vários estudos. O tratamento todo demora em torno de 30 a 40 dias, entre o início até saber se a gravidez aconteceu (teste de gravidez).

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter