ÁREA DA PACIENTE
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Notícias

Qual a diferença entre fertilização in vitro e inseminação artificial?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira
15/03/2013 00h04

A confusão entre os termos é recorrente, mas fácil de ser esclarecida.

O termo “inseminação artificial” designa o procedimento de inseminação intrauterina de espermatozoides. Dr. Flávio Garcia de Oliveira, especialista em reprodução humana e diretor da Clínica FGO, explica: “Trata-se de um processo simples no qual se induz a ovulação da mulher. Para isso, o homem tem seu sêmen recolhido e preparado em laboratório, de modo a melhorar a motilidade (facilidade de movimento) seminal. Então, o espermatozoide é injetado dentro do útero da mulher no momento de seu pico ovulatório, determinado através de exames de ultrassom”.

Já a fertilização in vitro, ou FIV, é um procedimento mais complexo. Ela também envolve a estimulação da ovulação da mulher, no entanto, esse processo é realizado com hormônios injetáveis. A ideia é que se produzam vários óvulos, que são coletados e levados ao laboratório. Com o homem, ocorre a coleta e o preparo do sêmen em etapa semelhante a da inseminação artificial. Mas, nesse caso, é o laboratório quem coloca os espermatozoides dentro dos óvulos da mulher, ou seja, a fertilização é realizada fora do corpo. Uma vez que esses óvulos são fertilizados, cabe aos profissionais responsáveis a recolocação dos mesmos no útero da mulher.

Isto é feito após 3 dias da fertilização dos óvulos já que os pré-embriões estão em desenvolvimento, em uma ordem de duas células no primeiro dia, quatro células no segundo dia, oito células no terceiro dia e assim por diante, em progressão geométrica de divisão celular”. “Doze dias depois da recolocação dos pré-embriões no útero, fazemos o teste de gravidez”, finaliza Dr. Flávio.

Mais Notícias

Mais Resultados

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800 / 3085-1883

atendimento@clinicafgo.com.br

Unidade Brasil
Avenida Brasil, 583 • Jardim América
São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01431-000

Fone: +55 (11) 3051-2313

contato@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2014, CLÍNICA GINECOLÓGICA FGO LTDA.
SIGA-NOS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!