Marcadores bioquímicos maternos – segundo trimestre

No segundo trimestre da gestação, diversos produtos feto placentários presentes na circulação materna também são considerados marcadores de aneuploidias.

Em gestações de fetos com trissomia do cromossomo 21, as concentrações destas substâncias são significativamente diferentes daquelas encontradas em gestações normais:

α-fetoproteína (AFP) e estriol não-conjugado (μE3): ambos com níveis significativamente menores;

fração livre do hormônio gonadotrofina coriônica humana (β-hCG) e inibina A: com níveis significativamente maiores.

Na prática clínica estas dosagens costumam ser realizadas entre 14 e 21 semanas; o teste triplo consiste na dosagem simultânea da AFP, μE3 e β-hCG, e sua sensibilidade é de aproximadamente 65%, para taxa de falsos positivos de 5%. Já o teste quádruplo consiste na inclusão da dosagem de inibina A ao teste triplo, elevando a taxa de detecção para 70%.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Endometriose doença da mulher moderna

Endometriose: doença da mulher moderna

A endometriose, doença crônica e inflamatória, é uma das principais causas de infertilidade em mulheres na contemporaneidade. Esta condição a atinge cerca de 15% das pacientes em idade reprodutiva, com até 50% delas enfrentando problemas para engravidar, essa doença complexa

Leia mais
Como seu corpo se prepara para o parto

Hora do Parto: como seu corpo se prepara?

À medida que você se aproxima do emocionante momento do parto, seu corpo sutilmente começa a mostrar sinais de que o encontro com o seu bebê está no horizonte. Vamos explorar esses indícios que podem acender a expectativa para a

Leia mais