ÁREA DA PACIENTE
RECEBA NOSSA NEWSLETTER
Obstetrícia

28ª Semana - gravidez passo a passo

(cerca de 26 semanas após a concepção)

O Bebê

Seu bebê está crescendo e se desenvolvendo a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras se abrem e os olhos estão completamente formados. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas, mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.

Múltiplos: Se nascerem agora eles têm 90% de chance de sobrevivência. Esperamos que eles fiquem por aí mais um bom tempo.

A Futura Mamãe

Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se você ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, seu médico poderá pedi-lo nesta semana.

Múltiplos: Você começa a se sentir muito pesada e lenta agora; há muita pressão a nível da bacia e dores nas costas. Você se sente como se os bebês estivessem sentados sobre o seu reto ou bexiga. Banhos mornos podem ajudar. Seja paciente e peça ajuda aos mais próximos. Você vai precisar. Exames do Terceiro Trimestre:

Em gestações de baixo risco suas consultas passam a ser quinzenais entre 28-36 semanas; a partir da 36ª semana elas passam a ser semanais. Durante essas consultas, seu médico vai checar a altura uterina, seu peso, pressão sangüínea, análise da urina (para pesquisa de infecção sem sintomas, açúcar e proteínas). Como o parto se aproxima, a posição do bebê é verificada e exames de toque vaginal são feitos para avaliar uma possível dilatação do colo uterino. Se alguma situação de alto risco é detectada (pré-eclâmpsia ou hipertensão induzida pela gravidez, Diabetes Gestacional, Placenta Prévia, Infecção Urinária, etc.), seu médico precisará de visitas mais freqüentes para melhor acompanhamento da sua saúde e do bem estar do bebê.

Nessa fase você deve perguntar, perguntar, perguntar e perguntar....

O Futuro Papai

Vamos celebrar o trimestre final. Vá ao Shopping e compre alguma coisa para o bebê e, é claro, para ela. Faça massagem com óleos sobre o abdome e nos pés da futura mamãe; ela vai adorar. Esteja envolvido com esse final de gestação e dê o máximo de sua atenção para ela. Agora ela precisa mais do que nunca.

Pensamento da Semana

"Crianças . . . elas traçam nossas alegrias, anos a fio, como o brilho de jóias"
(Edward A. Gues)

Calculadoras da Fertilidade

Calcule a data provável da sua Ovulação

ciclo regular
ciclo irregular

resultado

resultado

Calcule a data provável do parto do seu bebê

resultado

Verifique se seu peso (durante a gravidez) está na faixa ideal * disponível à partir da 13ª semana de gestação.

exemplo: 1 .70 m
exemplo: 61 .5 kg

resultado

Nossos Livros

Receitas para Grávidas

50 receitas deliciosas especialmente selecionadas, com todos os nutrientes de que a mulher precisa em cada fase da gravidez.

ver

Bebê a Bordo

Uma obra alegre e esclarecedora que acompanha as 40 semanas da gravidez, mostrando as transformações no corpo da mulher e o desenvolvimento do bebê (ou dos bebês, no caso de múltiplos).

ver
Galeria de Imagens

Unidade Jardins
Rua Caçapava, 49 • 12º andar
Jardim Paulista • São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01408-010

Fones: +55 (11) 3386-1800 / 3085-1883

atendimento@clinicafgo.com.br

Unidade Brasil
Avenida Brasil, 583 • Jardim América
São Paulo • SP • Brasil
CEP: 01431-000

Fone: +55 (11) 3051-2313

contato@clinicafgo.com.br

© COPYRIGHT 2014, CLÍNICA GINECOLÓGICA FGO LTDA.
REDES SOCIAIS
Alerta
Ok
Carregando
Erro

Não foi possível ler a página!