As Chances de Engravidar de Acordo Com a Idade

As chances de engravidar de acordo com a idade

Elaboramos este artigo para explicar como as chances de engravidar estão relacionadas à faixa etária da mulher.

O estudo da reprodução humana indica que existe uma relação direta entre o potencial de fertilidade feminino e as diferentes faixas etárias.

Por isso, quando surgem dificuldades para engravidar, um dos diversos fatores que precisa ser levado em consideração é a idade da mulher.

A fertilidade feminina e as chances de engravidar

As mulheres nascem com uma determinada quantidade de folículos (que na fase adulta darão origem aos óvulos) que recebe o nome de reserva ovariana.

Nesse “estoque” de gametas não há possibilidade de reposição, pois o sistema reprodutor feminino não possui os recursos necessários para produzir novos folículos. A reserva ovariana é, portanto, finita.

Conforme o tempo passa essa reserva fica menor e, por volta dos 35 anos, ocorre um declínio acentuado na quantidade dos folículos disponíveis até a chegada da última menstruação, conhecida como menopausa, e que geralmente acontece na faixa dos 50 anos de idade.

Depois dessa fase a mulher perde a função ovulatória e, portanto, sua fertilidade.

Assim sendo, a reserva ovariana desempenha um papel fundamental quando o assunto é gravidez e técnicas de reprodução humana assistida. Afinal, quanto mais óvulos saudáveis disponíveis, maiores as chances de fecundação ou êxito dos tratamentos de fertilidade.

Conforme a idade da mulher aumenta e a quantidade de óvulos diminui, a tendência é que as taxas de sucesso de fecundação sejam menores. Além do que, a probabilidade dos gametas apresentarem algum tipo de problema que venha a causar alterações cromossômicas no embrião é bem maior depois dos 35 anos.

Doenças ginecológicas como pólipos, miomas uterinos e endometriose são outros fatores que comprometem as chances de gravidez e, geralmente, essas doenças acometem mulheres com mais de 30 anos de idade.

As probabilidades de engravidar de acordo com a faixa etária

Ao levarmos em consideração todos os aspectos citados anteriormente sobre a fertilidade feminina, é possível estabelecer grupos etários e suas respectivas chances de gravidez:

  • Entre 25 e 30 anos:

Chances de engravidar por mês de tentativa: 18%

Probabilidade de engravidar no período de 1 ano: 85%

  • Entre 31 e 35 anos:

Chances de engravidar dentro de um mês: 15%

Probabilidade de gravidez em 1 ano: 80%

  • Entre 36 e 40 anos:

Chances de engravidar por mês: 9%

Probabilidade de gravidez após 1 ano de tentativas: 50%

  • Entre 41 e 42 anos:

Chances de engravidar dentro de um mês: 4%

Probabilidade de gravidez após um período de 12 meses: 20%

  • Entre 43 e 45 anos

Chances de engravidar a cada mês 0,2%

Probabilidade de gravidez dentro de 1 ano de tentativas: 1%

Cada caso específico requer uma avaliação individualizada e somente um profissional especializado é capaz de indicar o tratamento de reprodução humana assistida adequado de acordo com as características das pacientes.

Procure se informar com seu médico de confiança.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter