21ª Semana – gravidez passo a passo

Saiba mais sobre a 21ª semana de gestação

(cerca de 19 semanas após a concepção)

O Bebê

21ª Semana - gravidez passo a passo

Na 21ª semana de gestação fase de crescimento rápido começa a reduzir. Os cílios e o couro cabeludo tornam-se mais visíveis e o feto pisca mais freqüentemente. O lanugo cobre completamente o corpo, embora seja mais concentrado em torno da cabeça, pescoço e face. O feto já pode sugar dentro do útero. O coração cresce muito nessa fase e os batimentos cardíacos tornam-se mais fortes. Os testículos dos fetos masculinos descem da pelve para a bolsa escrotal. As pernas estão atingindo sua proporção relativa ao corpo. Os braços e pernas movem-se com mais força, enquanto os músculos se tornam mais fortes. O esqueleto torna-se mais endurecido. A força das mãos acentua-se. Pesa cerca de 400 gramas e mede em torno de 23 cm da cabeça aos pés.

Múltiplos: Os bebês estão chutando um ao outro com frequência enquanto se movem dentro do útero. A membrana que os separa é muito elástica, assim, não se preocupe com os chutes que eles trocam. Eles estão bem protegidos e as membranas não se romperão pela sua atividade.

A Futura Mamãe – 21ª Semana – gravidez passo a passo

Agora você aparenta estar realmente grávida. Seu útero está cerca de 2 cm acima da cicatriz umbilical. A média de ganho de peso até agora é de 4 a 8 quilos. Se você está fazendo uma dieta saudável, não precisa ficar contando quilos e calorias. Emocionalmente, você está mais estável e confortável. Suas coxas e pés podem estar mais inchados, especialmente no final do dia. Beba bastante água e descanse com os membros inferiores mais elevados que o tronco.

Múltiplos: A retenção de líquidos pode estar exacerbada na gravidez múltipla. Descanse, beba bastante líquido e ponha as pernas para cima ou deite-se virada para o lado esquerdo.

O Futuro Papai

21ª Semana – gravidez passo a passo – Com o segundo trimestre sendo mais fácil, esse é um bom momento para refletir juntos. O primeiro trimestre “sacal” já é uma memória e o “pesado” terceiro trimestre está por se iniciar. Agora é um bom momento para fazer uma viagem juntos (férias). Cheque com seu médico se realmente você pode viajar.

Pensamento da Semana

“Deixe a alegria tomar conta de você e agarre-a quando ela quiser fugir”
(Carl Sandburg)

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Endometriose doença da mulher moderna

Endometriose: doença da mulher moderna

A endometriose, doença crônica e inflamatória, é uma das principais causas de infertilidade em mulheres na contemporaneidade. Esta condição a atinge cerca de 15% das pacientes em idade reprodutiva, com até 50% delas enfrentando problemas para engravidar, essa doença complexa

Leia mais
Como seu corpo se prepara para o parto

Hora do Parto: como seu corpo se prepara?

À medida que você se aproxima do emocionante momento do parto, seu corpo sutilmente começa a mostrar sinais de que o encontro com o seu bebê está no horizonte. Vamos explorar esses indícios que podem acender a expectativa para a

Leia mais
Tecnologia de Ultrassom

Tecnologia de Ultrassom – 2D, 3D e 4D

O exame de ultrassom é uma ferramenta clínica incrível que nos permite mergulhar no universo interno do feto, fornecendo imagens detalhadas da anatomia e de diversos sistemas de órgãos. Também conhecida como ultrassonografia, essa técnica de imagem utiliza ondas sonoras

Leia mais