Como suspeitar da endometriose?

Você acha que pode ter endometriose?

A endometriose afeta entre 10 – 15% de mulheres com idades entre 25-44 anos. Estima-se que 25 a 50% das mulheres com infertilidade têm endometriose. Diagnóstico e tratamento precoce é importante. Se você acha que pode ter esta doença, considere as seguintes perguntas.

• Você tem ciclos menstruais dolorosos e intensos?

• Você sente dor nas costas ou dor pélvica durante o sangramento menstrual que só é aliviada por analgésicos anti-inflamatórios, como ibuprofeno ou cetoprofeno e não pela aspirina sozinha?

• Você tem sintomas intestinais ou da bexiga (prisão de ventre, diarreia ou micção frequente) perto do período da ovulação ou um pouco antes de começar a menstruação?

• A relação sexual é dolorosa em certas posições ou com penetração profunda?

• Você tem uma história familiar de endometriose, ou seja, sua mãe, avó ou irmãs têm endometriose?

Sintomas

As mulheres com endometriose, muitas vezes, mas não sempre, podem ter um ou mais dos seguintes sintomas:

1. Dismenorréia (cólicas dolorosas durante a menstruação)
2. Dispareunia (coito doloroso – dor na penetração profunda)
3. Sangramento uterino disfuncional, incluindo períodos de fluxo intenso ou pequenos sangramentos pontuais (spots) durante o ciclo menstrual
4. Em cerca de 30% das mulheres, não há sintomas, exceto a infertilidade – dificuldade de engravidar.

O diagnóstico de endometriose é feito por uma combinação de exames, incluindo:

1. Uma história cuidadosa dos sintomas e do ciclo menstrual da paciente
2. Um exame pélvico minucioso com ultrassonografia transvaginal
3. Uma laparoscopia, durante a qual a cavidade abdominal, os ovários e outras estruturas pélvicas podem ser inspecionadas.

A Importância do Ácido Fólico

Todos nós já ouvimos este conselho antes: “se você está tentando engravidar, tome ácido fólico”. Mas por quê? E o que é ácido fólico? Como

Cistos Ovarianos e Fertilidade

Os cistos ovarianos são como bolsas cheias de líquido que se formam nos ovários. Na imensa maioria das vezes eles não são cancerígenos. Os cistos