Blastogênese – 1 dia

1 óvulo, 300 mil espermatozóides;18 horas: ovo ou zigoto com 2 pronúcleos; tamanho do zigoto = 0.1 – 0.15 mm 1 dia pós-ovulação

A fertilização começa quando um espermatozóide penetra um óvulo e termina com a formação do zigoto. É um processo que leva cerca de 24 horas. Um espermatozóide pode sobreviver mais de 48 horas. Ele gasta cerca de 10 horas para “navegar” pelo trato genital feminino, movendo-se através do canal vaginal, cervix, útero e trompas de Falópio, onde a fertilização começa. Dos 300 milhões de espermatozóides que são depositados na vagina, somente 1%, 3 milhões, entram no útero. O próximo passo é a penetração na zona pelúcida, uma membrana espessa que circunda o óvulo. Apenas um espermatozóide necessita se ligar aos receptores protéicos da zona pelúcida, para “disparar” uma reação enzimática que permite a sua passagem. A penetração da zona pelúcida leva cerca de 20 minutos. 11 horas após a fertilização, o óvulo faz a extrusão do 2º corpúsculo polar, com seu excesso de cromossomos. A fusão dos núcleos do espermatozóide e do óvulo marca a formação do zigoto e o fim da fertilização.

A fertilização (junção do óvulo com o espermatozóide) acontece no 1/3 distal da trompa. Cerca de 18 horas após já podemos notar os pronúcleos masculino e feminino dentro do ovo (zigoto).

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Tratamentos que oferecemos

Você enfrenta dificuldades para engravidar, algum problema ginecológico ou precisa de acompanhamento obstétrico? Nós estamos aqui para te ajudar! Conheça mais sobre os tratamentos oferecidos

traumas sexuais afetam a fertilidade

Como traumas sexuais afetam a fertilidade

Este conteúdo fala sobre como traumas sexuais afetam a fertilidade. Aviso de conteúdo sensível: este artigo contém tópicos delicados relacionados à violência sexual e traumas.