O que você precisa saber sobre saúde dos espermatozoides

O que você precisa saber sobre saúde dos espermatozoides

Às vezes, parece que toda a pressão recai sobre as futuras mães quando se trata de conceber, mas a realidade é que a saúde dos espermatozoides desempenha um papel igualmente importante no sucesso de uma gravidez.

A questão é que esses pequenos nadadores do pai podem ser um tanto inconstantes. Vamos desvendar alguns dos fatores que podem afetá-los:

1. Estresse: sim, o estresse pode afetar a saúde dos espermatozoides. Ele não só pode reduzir a quantidade dos gametas, mas também afetar sua forma e mobilidade. É como se eles também precisassem relaxar.

2. Excesso de Álcool: o exagero no álcool pode prejudicar a produção de espermatozoides saudáveis. Equilíbrio é a chave aqui.

3. Fumar: além de causar sérios problemas de saúde, o tabagismo pode alterar as proteínas nos espermatozoides, afetando sua fertilidade e aumentando o risco de aborto se a fertilização ocorrer.

4. Maconha: de forma irônica, o uso de maconha também pode prejudicar os espermatozoides, tornando-os menos eficazes.

5. Temperaturas Elevadas: espermatozoides e mulheres grávidas têm algo em comum – são sensíveis à temperatura. Mesmo um aumento leve na temperatura da região da virilha pode prejudicar a produção dos gametas. Portanto, cuidado com banheiras de hidromassagem, saunas e longos passeios de bicicleta.

6. Dieta Desequilibrada: a alimentação também desempenha um papel fundamental. Consumir muita carne processada pode contribuir para a infertilidade, enquanto a falta de vitaminas como a C e o zinco pode afetar a qualidade dos espermatozoides. Uma dieta equilibrada é indispensável.

7. Peso Corporal: tanto a obesidade quanto a magreza extrema podem afetar negativamente a fertilidade. O segredo está em encontrar um equilíbrio saudável.

8. Infecções e Doenças Crônicas: infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), podem causar danos permanentes. Outras infecções, como ITUs e caxumba, também podem afetar a fertilidade.

Lembre-se, a dança da concepção envolve dois parceiros. A saúde do pai desempenha um papel vital na concepção e na manutenção de uma gravidez saudável.

Embora um homem saudável não garanta automaticamente espermatozoides de alta qualidade, suas melhores chances envolvem cuidar de sua saúde antes de começar essa jornada emocionante.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter