Remoção de fragmentos citoplasmáticos

Fragmentos de citoplasma podem ser removidos através de sucção delicada, após a abertura de um furo na zona pelúcida (uma membrana que protege o embrião). Esse procedimento beneficia o desenvolvimento os pré-embriões com excesso de fragmentação. Certos tipos de fragmentos são facilmente removíveis, particularmente, aqueles que estão livres dentro do espaço peri-vitelino. Por outro lado, os fragmentos que estão ligados aos blastômeros (que não se soltaram completamente de suas superfícies) devem ser deixados intactos. A remoção de fragmentos é uma técnica que demanda tempo e paciência, contudo, não é preciso remover todos eles; um resultado final de 5 a 10% de fragmentação restante deve ser suficiente.

SEQUÊNCIA DE REMOÇÃO DE FRAGMENTOS

Em raras ocasiões ( < 1% dos pré-embriões manipulados ) os blastômeros podem ser danificados durante a remoção de fragmentos. Quando esse fato ocorre, o blastômero danificado deve ser removido. Taxas razoáveis de gravidez após biópsia de blastômeros sugerem que o desenvolvimento subseqüente do embrião não deve ser afetado pela retirada de um único blastômero. Durante o processo de congelamento/descongelamento, um ou mais blastômeros podem se degenerar e morrer. O material degenerativo resultante deve ser removido após o AHA. Isso permitirá a transferência apenas de embriões limpos do material que poderia impedir seu desenvolvimento. Os blastômeros mortos ou degenerados devem ser removidos logo após o descongelamento.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Transtornos Alimentares e Fertilidade

Transtornos Alimentares e Fertilidade

Neste artigo nós iremos falar sobre a relação entre transtornos alimentares e fertilidade. Confira!  Os transtornos alimentares são condições complexas com implicações significativas para nossa

Tratamentos que oferecemos

Você enfrenta dificuldades para engravidar, algum problema ginecológico ou precisa de acompanhamento obstétrico? Nós estamos aqui para te ajudar! Conheça mais sobre os tratamentos oferecidos

traumas sexuais afetam a fertilidade

Como traumas sexuais afetam a fertilidade

Este conteúdo fala sobre como traumas sexuais afetam a fertilidade. Aviso de conteúdo sensível: este artigo contém tópicos delicados relacionados à violência sexual e traumas.