Como fazemos o diagnóstico de Anomalias Cromossômicas?

As anomalias cromossômicas estão entre as principais causas de óbito intrauterino e déficit mental na infância. O diagnóstico definitivo destas condições só é possível a partir da análise estrutural e contagem numérica dos cromossomos contidos no interior das células, um estudo laboratorial denominado cariótipo.

Para que seja possível o diagnóstico pré-natal destas condições, amostras de origem fetal são obtidas por meio de procedimentos como a biópsia de vilo corial (coleta da placenta), a amniocentese (coleta do líquido amniótico) ou a cordocentese (coleta de sangue fetal). Todavia, devido ao seu caráter invasivo, estes procedimentos estão associados a complicações e risco de aborto de aproximadamente 0,5 a 1%.

Assim sendo, estes procedimentos costumam ser indicados somente em gestações consideradas de alto risco para anomalias cromossômicas fetais nos testes de rastreamento.

Tratamentos que oferecemos

Você enfrenta dificuldades para engravidar, algum problema ginecológico ou precisa de acompanhamento obstétrico? Nós estamos aqui para te ajudar! Conheça mais sobre os tratamentos oferecidos

traumas sexuais afetam a fertilidade

Como traumas sexuais afetam a fertilidade

Este conteúdo fala sobre como traumas sexuais afetam a fertilidade. Aviso de conteúdo sensível: este artigo contém tópicos delicados relacionados à violência sexual e traumas.