Embriogênese – 56 – 57 dias

56-57 dias pós-ovulação (8ª semana) Estruturas Essenciais Internas e Externas Completas

Nesse último estágio de desenvolvimento embrionário, todas as estruturas externas e internas essenciais estão presentes. 23,0 a 26,0 mm é o tamanho do embrião.

Cabeça
A cabeça está ereta e arredondada. O ouvido externo está completamente desenvolvido. Os olhos estão fechados e a retina completamente pigmentada. As pálpebras começam a se unir e estão somente meio fechadas. As terminações para o Sentido do Paladar começam a se formar na superfície da língua. Os dentes primários estão no estágio de cápsulas. Os ossos do pálato estão começando a se fundir. O plexo nervoso do couro cabeludo atinge o vértex da cabeça.

Abdome
Os intestinos começam a se acomodar na cavidade abdoninal.

Região Pélvica
Os genitais externos ainda são difíceis de se reconhecer.

Membros
Os membros superior e inferior estão bem desenvolvidos. Os dedos das mãos se tornam mais longos e os dos pés se separam e tornam-se distintos.

Espinha, Esqueleto e Músculos.
Uma membrana de células achatadas, a precurssora da membrana superficial da pele, substitui o fino ectoderma do embrião. A cauda já desapareceu.

Em resumo, o embrião pode medir de 20 a 26 mm e pesar cerca de 2,0 g. Os rins assumem a forma final, o sistema urogenital diferencia-se e as células germinativas migram para futura transformação em ovários ou testículos. A virilização da genitália externa ocorre nos embriões de sexo masculino.

Ao término dessa fase o embrião aumentou o peso cerca de 50 vezes. Os principais sistemas estão integrados e formados.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Você pode se interessar:

Tratamentos que oferecemos

Você enfrenta dificuldades para engravidar, algum problema ginecológico ou precisa de acompanhamento obstétrico? Nós estamos aqui para te ajudar! Conheça mais sobre os tratamentos oferecidos

traumas sexuais afetam a fertilidade

Como traumas sexuais afetam a fertilidade

Este conteúdo fala sobre como traumas sexuais afetam a fertilidade. Aviso de conteúdo sensível: este artigo contém tópicos delicados relacionados à violência sexual e traumas.