Endometriose: doença da mulher moderna

Endometriose doença da mulher moderna

A endometriose, doença crônica e inflamatória, é uma das principais causas de infertilidade em mulheres na contemporaneidade. Esta condição a atinge cerca de 15% das pacientes em idade reprodutiva, com até 50% delas enfrentando problemas para engravidar, essa doença complexa merece nossa atenção.

A característica principal da endometriose é o crescimento de tecido semelhante ao revestimento interno do útero (endométrio) fora da cavidade uterina. Normalmente, esse tecido errante é encontrado nos ovários, nas tubas uterinas, nos ligamentos uterinos e, mais raramente, em locais incomuns, como a cavidade abdominal, pelve e até mesmo nas membranas do pulmão ou diafragma.

Existem vários tipos de endometriose, cada um classificado com base em critérios como localização, profundidade e gravidade das lesões. Nos estágios iniciais, a endometriose é muitas vezes assintomática, tornando o diagnóstico um desafio.

A doença só se manifesta quando as lesões provocam inflamação, levando a sintomas como dor e, em estágios mais avançados, infertilidade.

Endometriose: Doença da Infertilidade?

A endometriose afeta a fertilidade de várias maneiras. Pode causar danos aos ovários, afetando a qualidade dos óvulos e reduzindo a capacidade do útero de acolher um embrião. Além disso, a formação de aderências pode bloquear as tubas uterinas, dificultando a captação do óvulo.

O diagnóstico da endometriose geralmente envolve exames de imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, para identificar as lesões. Além disso, são levados em consideração critérios como localização, quantidade e gravidade das lesões, bem como a presença de cistos endometrióticos nos ovários.

O tratamento varia dependendo do estágio da doença e dos objetivos reprodutivos da paciente. Em estágios iniciais, medicamentos anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor. No entanto, quando a gravidez é desejada e os sintomas persistem, a cirurgia é frequentemente necessária para remover as lesões.

Opções para Engravidar com Endometriose

Para mulheres que desejam engravidar, as técnicas de reprodução assistida oferecem esperança. A relação sexual programada (RSP) e a inseminação intrauterina (IIU) podem ser opções em estágios iniciais de endometriose leve. Na RSP, os óvulos são fertilizados naturalmente, enquanto a IIU envolve a introdução de esperma diretamente no útero.

No entanto, em casos mais graves ou quando tratamentos anteriores não têm sucesso, a fertilização in vitro (FIV) é frequentemente recomendada. A FIV é um procedimento de alta complexidade no qual os óvulos são coletados e fertilizados em laboratório antes de os embriões serem transferidos para o útero.

É importante lembrar que a endometriose é uma condição complexa, e o tratamento deve ser adaptado a cada paciente. A boa notícia é que, com a abordagem terapêutica adequada, muitas mulheres com endometriose podem realizar o sonho de ter filhos e construir suas famílias.

A endometriose pode ser desafiadora, mas com apoio médico e compreensão, as mulheres modernas podem superar essa doença e encontrar caminhos para a maternidade. Em caso de dúvidas, agende sua consulta com a gente. Estamos sempre à disposição.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter