Relação entre Infertilidade e Endometriose: mantenha a esperança

Relação entre Endometriose e Infertilidade

Você deseja engravidar e foi diagnosticada com endometriose? Não perca as esperanças. É um equívoco comum supor que a endometriose e a infertilidade andam de mãos dadas. Isso, com certeza, causa um estresse incalculável em muitas mulheres.

Felizmente, nós trazemos boas notícias sobre endometriose e fertilidade. Saiba que com o tratamento certo, você pode engravidar com mais facilidade do que pensa.

Infertilidade e Endometriose: três razões para não entrar em pânico

Razão nº 1: ser diagnosticada com endometriose não significa que você é infértil

A endometriose acontece quando as células que revestem o útero começam a crescer em lugares que não deveriam, como os ovário, trompas de Falópio, bexiga, intestino, etc. 

Esses avanços do tecido análogo ao endométrio podem causar alguns problemas como o bloqueio das trompas de Falópio (os tubos por onde os óvulos viajam para o útero) ou a formação de tecido cicatricial que dificulta a gravidez.

As dificuldades variam para cada mulher. Algumas pessoas podem ter endometriose profunda, outras podem ter apenas lesões pontuais. Em outras palavras, é fato que uma proporção maior de mulheres com endometriose enfrentam problemas para engravidar, mas isso não é uma regra para toda paciente.

Razão nº 2: Não há mal nenhum em tentar engravidar quando você tem endometriose

Se você foi diagnosticada com endometriose, não presuma que precisa consultar um especialista em fertilidade imediatamente. É totalmente possível e aconselhável tentar a gravidez por conta própria. Inclusive, muitas mulheres têm sucesso com essa abordagem.

No entanto, se uma mulher com endometriose não engravidar após seis ou sete meses tentando sozinha, pode ser de grande ajuda realizar uma consulta com um especialista em fertilidade, para averiguar como e quanto a endometriose prejudica suas tentativas de gestação. 

Razão nº 3: existem diferentes tratamentos disponíveis, basta encontrar o mais adequado para você

Se você tem endometriose e está lutando contra a infertilidade, o primeiro passo é ser avaliada por um especialista na área para ver se as trompas de Falópio estão desobstruídas ou não.

Afinal, existem duas maneiras principais pelas quais a endometriose pode afetar a fertilidade de uma mulher. Algumas mulheres com doença macroscópica podem ter lesões e tecido cicatricial bloqueando as trompas de Falópio, o que pode dificultar a entrada do óvulo no útero.

Por outro lado, muitas mulheres com endometriose têm trompas completamente abertas, mas ainda lutam para engravidar. Isso é chamado “endometriose microscópica” e as razões para a dificuldade com a fertilidade são menos compreendidas. Existem muitas teorias, mas ninguém sabe ao certo.

Uma avaliação com um especialista em fertilidade pode ajudar os médicos a determinar até que ponto sua endometriose está contribuindo para a infertilidade e orientar o melhor tratamento.

Dependendo da extensão da doença, as opções de tratamento para infertilidade podem variar de medicamentos orais até tratamentos mais avançados, como fertilização in vitro (FIV).

O espectro de opções depende de muitos fatores, incluindo a idade da paciente, histórico reprodutivo, saúde geral e os resultados da avaliação de infertilidade. No final, os médicos farão tudo o que puderem para adaptar seu tratamento às suas necessidades individuais.

Os especialistas já percorreram uma longa trajetória na compreensão da endometriose, como ela afeta a fertilidade e como é possível tratar a doença.

Tenha em mente que suas chances de conceber são melhores do que nunca. Por isso, vale a pena realizar a consulta com um especialista em fertilidade e reprodução humana.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter