O artigo de hoje é direcionado especialmente para os homens. Separamos 5 fatos sobre vasectomia para compartilhar com você. Esperamos que te ajude a tomar a melhor decisão.
É muito importante pensar cuidadosamente antes de optar por fazer uma vasectomia. Reserve algum tempo para considerar se é a melhor opção para você e sua parceira.
Você deve considerar fazer uma vasectomia se:
- Você tem certeza de que não quer mais filhos;
- Pelo bem da saúde dela, sua parceira não deveria engravidar;
- Você e/ou sua parceira são portadores de doenças genéticas e não desejam que seus filhos as tenham.
No entanto, uma vasectomia pode não ser a melhor opção para você se:
- Você e/ou sua parceira ainda estão em dúvida sobre ter filhos;
- Você está interessado em controle temporário de natalidade.
Conheça os fatos sobre vasectomia agora
Fato nº 1: a vasectomia é normalmente livre de riscos e com alta taxa de sucesso
Tanto a anestesia local quanto a sedação consciente, também conhecida como “anestesia crepuscular”, são opções para a realização de uma vasectomia.
Seu escroto será anestesiado com analgésicos se o procedimento for feito sob anestesia local. Isso será feito enquanto você estiver acordado. Além de administrar anestésico local diretamente no escroto, você também receberá medicamentos para ajudá-lo a relaxar e reduzir qualquer ansiedade durante o processo, caso opte pela sedação consciente.
O processo é o mesmo independentemente do anestésico. Os tubos de transporte de esperma conhecidos como canais deferentes serão cortados pelo médico. O esperma não poderá sair dos testículos após a operação.
Fato nº 2: é jogo rápido
Você pode estar curioso sobre o processo de cicatrização da vasectomia. Na maioria das vezes, a recuperação acontece da seguinte forma:
- Dentro de dois a três dias, você pode voltar ao trabalho;
- Em sete dias, poderá praticar exercícios físicos tranquilamente e retomar a atividade sexual;
- Dentro de duas semanas, o inchaço e os hematomas desaparecem.
Fato nº 3: seu desempenho sexual não será afetado por uma vasectomia.
Seu desejo sexual não deve diminuir após uma vasectomia, nem sua capacidade de obter uma ereção ou ter um orgasmo. A ejaculação só se origina do testículo em cinco a dez por cento dos casos. A porção restante se origina de órgãos como próstata e vesículas seminais. Portanto, sua ejaculação continuará a ter a mesma sensação e aparência. Entretanto, não haverá nenhum esperma no sêmen.
Após a operação, informe o seu médico se notar qualquer alteração no seu desejo ou capacidade sexual.
Fato nº 4: após uma vasectomia, a esterilização não ocorre imediatamente.
A contagem de esperma da sua ejaculação começará gradualmente a diminuir após a cirurgia.
Até que sua amostra de sêmen esteja totalmente livre de esperma, você precisará continuar usando outros métodos contraceptivos. Normalmente, são necessárias 20 ejaculações ou dois meses.
Fato nº 5: embora uma vasectomia possa ser revertida, existem outras possibilidades.
Os pacientes podem, no futuro, mudar de ideia e querer ter filhos. Em outros casos, podem se casar novamente. Devemos reconhecer que a vida é tão dinâmica e que muitas coisas surgem e as circunstâncias mudam.
Após uma vasectomia, existem algumas opções para que os pacientes possam ter filhos:
Podemos fazer uma extração cirúrgica de esperma ou uma reversão de vasectomia. Esse processo de tomada de decisão também envolve muito preparo e precisa ser feito com calma.
Uma vasectomia pode ser revertida em quatro a seis horas, ao contrário dos 20 minutos necessários para realizá-la. É um processo muito mais complicado e delicado. Além disso, não há garantia de sucesso total.
Existem alternativas para a reversão da vasectomia se você e seu cônjuge decidirem que gostariam de começar uma família.
É possível combinar a extração cirúrgica de esperma com a fertilização in vitro (FIV).
Esses procedimentos – aspiração percutânea de espermatozoides do epidídimo (PESA, na sigla em inglês) e extração de espermatozoides testiculares (TESE, na sigla em inglês) – têm uma taxa de sucesso de aproximadamente 98%.
Ambos os procedimentos incluem extração de esperma através de uma pequena incisão nos testículos (TESE) ou epidídimo (PESA).
Esses foram os fatos sobre vasectomia que separamos para você. Converse com profissionais especializados em fertilidade e reprodução humana e tire todas as suas dúvidas.