Mioma Uterino Impacta a Fertilidade?

Miomas Uterinos Impactam a Fertilidade?

O artigo de hoje vai responder uma pergunta importante: mioma uterino impacta a fertilidade?

Muitos casais lutam com problemas de fertilidade e, nos últimos anos, houve um aumento no número de pessoas inférteis. A infertilidade é causada por fatores masculinos e femininos e a capacidade de engravidar e dar à luz um bebê saudável é significativamente influenciada por uma variedade de condições diferentes. 

Entre os fatores femininos de infertilidade estão a endometriose, dificuldades de ovulação, lesão ou obstrução das trompas de Falópio, aderência pélvica e os miomas uterinos. 

O que são e o quais os tipos de miomas uterinos?

Os miomas uterinos são tumores benignos (não cancerosos) que se desenvolvem no útero. Uma única célula muscular na parede uterina pode se multiplicar e gerar as lesões, também conhecidas como fibroides uterinos. 

Embora ocasionalmente ocorram no colo uterino, os miomas geralmente estão localizados no corpo do útero ou próximo a ele. Com base em sua localização, existem três tipos diferentes de miomas:

  • Subserosos – presentes na parede externa do útero;
  • Intramurais – encontrados nas camadas musculares da parede uterina;
  • Submucosos – que se projetam para dentro da cavidade uterina;
  • Pediculados – miomas conectados ao útero por fino cordão de tecido, podendo se projetar para dentro ou fora do útero.

Qual a incidência dos miomas uterinos?

20% das mulheres em idade reprodutiva têm miomas, mas as pacientes afrodescendentes apresentam maior incidência (entre 50% e 80%). Miomas uterinos podem ter uma variedade de causas genéticas, hormonais e ambientais, enquanto a origem precisa é desconhecida.

Fatores de risco de mioma uterino e causas potenciais

Embora não existam causas conhecidas para miomas uterinos, estudos clínicos identificaram os seguintes fatores importantes:

  • Hormônios – durante cada ciclo menstrual, o estrogênio é crucial para promover o desenvolvimento do revestimento uterino, a fim de se preparar para a gravidez. Este hormônio parece encorajar fortemente o desenvolvimento de miomas uterinos;
  • Hereditariedade – o histórico familiar dessa condição pode ser um fator considerável para o desenvolvimento de lesões;
  • Obesidade – associada ao aumento dos níveis de estrogênio circulante e sua síntese, as mulheres obesas têm um risco duas a três vezes maior de desenvolver miomas uterinos.

Ter mioma uterino impacta a fertilidade?

Miomas estão presentes em 5% a 10% das mulheres inférteis. Se os miomas têm impacto na fertilidade depende de seu tamanho e localização. Exemplos incluem miomas intramurais com mais de 6 centímetros de diâmetro grandes e miomas submucosos, aqueles que se encontram dentro da cavidade uterina.

A maioria das mulheres com miomas não terá problemas para engravidar. Antes do tratamento, as pacientes e seus parceiros devem passar por uma avaliação completa com um especialista em reprodução humana para descartar quaisquer outros problemas de fertilidade.

Como os miomas resultam em infertilidade?

Miomas uterinos podem diminuir a fertilidade de várias maneiras, incluindo:

  • Mudanças na forma do colo do útero que dificulta a entrada dos espermatozoides no útero;
  • A migração do esperma ou do embrião pode ser prejudicada por alterações na forma do útero;
  • Miomas têm o potencial de obstruir as trompas de Falópio;
  • Eles podem afetar a espessura do revestimento da cavidade uterina;
  • O fluxo sanguíneo da cavidade uterina pode ser afetado. Isso pode prejudicar a capacidade do embrião de se fixar ou se desenvolver.

Complicações causadas pelos miomas uterinos

Normalmente, os miomas uterinos são uma doença leve. No entanto, se eles se instalarem em certas áreas ou continuarem a se expandir e aumentar, podem causar uma variedade de problemas, incluindo diminuição da fertilidade, desconforto pélvico excruciante e sangramento intenso que eventualmente resulta em anemia. Miomas não tratados, particularmente em mulheres grávidas, podem causar:

  • Aborto espontâneo;
  • Nascimento prematuro;
  • Má apresentação e má-posição fetal; 
  • Hemorragia pós-parto.

Tratamento de mioma uterino

Existem 2 opções principais de tratamento para tratar miomas uterinos: medicamentos e cirurgia. Para selecionar o tratamento mais adequado, é inteiramente determinado pela localização e tamanho, bem como pela apresentação de sintomas e condições individuais.

É imprescindível conversar com seu médico de confiança, analisar as possibilidades e tomar a melhor decisão com todo respaldo profissional.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter