Hora do Parto: como seu corpo se prepara?

Como seu corpo se prepara para o parto

À medida que você se aproxima do emocionante momento do parto, seu corpo sutilmente começa a mostrar sinais de que o encontro com o seu bebê está no horizonte. Vamos explorar esses indícios que podem acender a expectativa para a chegada do seu pequeno milagre.

1. Contrações de Braxton Hicks: Treinando para o Parto

Durante a gravidez, é comum sentir contrações de Braxton Hicks. Essas contrações são como uma espécie de “treinamento” para o trabalho de parto real. Elas podem ocorrer a partir do meio da gravidez e são geralmente breves, não causam dor intensa e são irregulares.

No entanto, à medida que você se aproxima do fim da gravidez, essas contrações podem se tornar mais fortes e frequentes, o que pode levar algumas mulheres a confundi-las com o início do trabalho de parto. Lembre-se de que as contrações de Braxton Hicks são uma preparação natural do corpo e não são motivo de preocupação.

2. A Posição do Seu Bebê Antes do Parto

Durante a gestação, é normal sentir seu pequeno explorador se movimentando alegremente em seu ventre. No entanto, chegando ao final da gravidez, seu bebê decide encontrar sua posição de conforto para o parto. Se for sua primeira experiência maternal, você pode notar que por volta das 35 semanas, o bebê pode estar pronto na posição certa.

Mantenha-se atenta aos movimentos do seu bebê, pois esses movimentos continuam até o momento mágico do nascimento. Caso perceba uma mudança significativa, diminuição ou interrupção nos movimentos, entre em contato imediatamente com seu obstetra.

A posição preferida para o nascimento é com a cabecinha para baixo e as costas viradas para fora, conhecida como posição anterior. Essa posição facilita a passagem pelo canal de parto. No entanto, se o bebê estiver virado para o outro lado, chamamos de posição posterior. Algumas dicas práticas, como se inclinar para frente sobre um pufe ou bola de nascimento, podem ajudar a encorajá-lo a se ajustar.

Independentemente da posição do seu pequeno, lembre-se de que a fase final da gravidez e o trabalho de parto podem ser mais confortáveis ao experimentar diferentes posições. Afinal, cada momento é uma etapa especial rumo à chegada do seu bebê.

3. Tampão Mucoso: Um Indicador do Progresso

Durante a gravidez, um pequeno tampão de muco bloqueia a entrada do colo do útero, desempenhando um papel protetor. À medida que seu colo do útero se prepara para o trabalho de parto, esse tampão começa a se soltar e pode ser notado na sua roupa íntima.

O tampão mucoso pode ter uma tonalidade rosada, indicando que está tingido de sangue. É comum perder uma pequena quantidade de sangue junto com o muco, porém, se perceber um sangramento mais significativo, é aconselhável contatar imediatamente seu obstetra.

Lembrando que a saída do tampão mucoso pode ocorrer horas ou até mesmo dias antes do início do trabalho de parto. Para as mamães a termo, esse evento pode ser acompanhado de outros sinais emocionantes do início da jornada rumo à maternidade.

Caso note a saída do tampão mucoso antes das 37 semanas de gestação, é recomendável entrar em contato com sua equipe médica para avaliação.

4. A Bolsa Estourou: O Sinal Inconfundível

O seu precioso bebê se desenvolve na proteção de uma bolsa de líquido, chamada bolsa amniótica. Quando chega a hora do nascimento, essa bolsa se rompe, liberando o líquido pela vagina. Pode acontecer a qualquer momento durante o trabalho de parto, até mesmo durante o nascimento do bebê.

Esse evento pode se manifestar como um jorro vigoroso de líquido ou um leve gotejamento, por vezes gerando alguma incerteza. Caso suspeite que sua bolsa tenha estourado, é aconselhável entrar em contato imediatamente com seu médico de confiança.

Registrar o momento do rompimento da bolsa é uma ótima prática, assim você poderá compartilhar essa informação com a equipe médica.

É importante notificar seu obstetra imediatamente se:

  • O líquido apresentar odor ou coloração anormal.
  • Você estiver percebendo sangramento.

Esses sinais podem indicar a necessidade de atenção imediata para garantir o bem-estar seu e do bebê.

Às vezes, sua bolsa pode estourar antes de você entrar em trabalho de parto.

Quando isso acontece, geralmente as mulheres entram em trabalho de parto por conta própria dentro de 24 horas.

Se isso não acontecer, a equipe médica se oferecerá para induzir o parto e você será aconselhada a dar à luz no hospital, se ainda não estiver lá.

A ruptura da bolsa antes do trabalho de parto é uma situação a ser monitorada de perto, visto que traz consigo um maior risco de infecção para o bebê.

Estamos aqui para apoiá-la em cada passo da jornada, proporcionando orientação e cuidados especiais para que esse momento seja tão suave e gratificante quanto possível. 

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter