Marcadores bioquímicos maternos

Dentre diversas substâncias circulantes no sangue materno que já foram pesquisadas no primeiro trimestre da gestação, duas se destacam pelo seu valor discriminatório:

1. em gestações com fetos portadores de trissomia do cromossomo 21, o nível sérico materno da fração livre do hormônio gonadotrofina coriônica humana (β-hCG) costuma ser, em média, duas a duas e meia vezes o valor correspondente à media em gestações normais.

2. já a concentração da proteína A plasmática associada à gestação (PAPP-A) tem em média valores equivalentes à metade daqueles encontrados nas gestações normais.

Desta forma, quanto maiores as concentrações da fração livre do β-hCG e menores as de PAPP-A, maiores as chances de trissomia do cromossomo 21.
Isoladamente, o rastreamento bioquímico materno empregando estes dois marcadores, associados à idade materna e gestacional, atinge taxa de detecção de cerca de 60% para um índice de falsos-positivos de 5%.

Quando combinados com a medida ultrassonográfica da espessura da translucência nucal, realizada entre 11 e 14 semanas, a taxa de detecção atinge aproximadamente 85–90%.

Finalmente, resultados preliminares sugerem que para uma taxa de falsos-positivos de 5%, a combinação da medida ultrassonográfica da TN e avaliação do osso nasal fetal mais a dosagem sérica de β-hCG e PAPP-A realizadas entre 11 e 14 semanas, permite identificar cerca de 95% das gestações acometidas pela trissomia do cromossomo 21.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Endometriose doença da mulher moderna

Endometriose: doença da mulher moderna

A endometriose, doença crônica e inflamatória, é uma das principais causas de infertilidade em mulheres na contemporaneidade. Esta condição a atinge cerca de 15% das pacientes em idade reprodutiva, com até 50% delas enfrentando problemas para engravidar, essa doença complexa

Leia mais
Como seu corpo se prepara para o parto

Hora do Parto: como seu corpo se prepara?

À medida que você se aproxima do emocionante momento do parto, seu corpo sutilmente começa a mostrar sinais de que o encontro com o seu bebê está no horizonte. Vamos explorar esses indícios que podem acender a expectativa para a

Leia mais
Tecnologia de Ultrassom

Tecnologia de Ultrassom – 2D, 3D e 4D

O exame de ultrassom é uma ferramenta clínica incrível que nos permite mergulhar no universo interno do feto, fornecendo imagens detalhadas da anatomia e de diversos sistemas de órgãos. Também conhecida como ultrassonografia, essa técnica de imagem utiliza ondas sonoras

Leia mais