Complicações da Gravidez Após Tratamento de Infertilidade

As complicações da gravidez após os tratamentos para infertilidade estão relacionadas a fatores independentes do procedimento de fertilidade em si como: idade, paridade (número de partos), passado obstétrico (antecedentes de aborto ou má evolução de gestações anteriores) e presença de gravidez múltipla.

Não há efeito direto da drogas indutoras da ovulação sobre a gravidez ou desenvolvimento fetal.

Há maior incidência de cesáreas. Isso se deve, em geral, à presença de doenças anteriores que podem determinar maior risco da gestação atual.

Complicações relacionadas à gravidez em si

Gravidez múltipla, Como evitar a gestação múltipla, redução cirúrgica de fetos e Abortamento.

Complicações devidas às causas específicas de infertilidade não relacionadas à gravidez

Há algumas causas conhecidas de infertilidade que podem afetar diretamente o bom andamento da gestação da gestação.

A Importância do Ácido Fólico

Todos nós já ouvimos este conselho antes: “se você está tentando engravidar, tome ácido fólico”. Mas por quê? E o que é ácido fólico? Como

Cistos Ovarianos e Fertilidade

Os cistos ovarianos são como bolsas cheias de líquido que se formam nos ovários. Na imensa maioria das vezes eles não são cancerígenos. Os cistos