O que são cromossomos?

São estruturas em forma de cordão constituídas de proteínas e DNA, presentes no interior do núcleo das células. São os cromossomos que armazenam os nossos genes, ou seja, os “pedaços” de DNA que controlam todos os processos bioquímicos e biológicos do nosso organismo. O primeiro desses processos é o próprio projeto de desenvolvimento humano desde o zigoto (produto da fertilização do óvulo pelo espermatozoide) até o nascimento de um bebê saudável. Lógico que os processos coordenados pelos nossos genes não param por aí! Entretanto, muitas doenças genéticas originam-se de defeitos nos cromossomos (aliás a grande maioria delas), sendo a mais comum a Síndrome de Down. Essa síndrome decorre da presença de três cromossomos 21, portanto uma anomalia numérica de cromossomos. É como se tivéssemos um arquivo 21 a mais e isso gera uma série de anomalias, a principal delas o retardo mental.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email
WhatsApp

Você pode se interessar:

Tratamentos que oferecemos

Você enfrenta dificuldades para engravidar, algum problema ginecológico ou precisa de acompanhamento obstétrico? Nós estamos aqui para te ajudar! Conheça mais sobre os tratamentos oferecidos

traumas sexuais afetam a fertilidade

Como traumas sexuais afetam a fertilidade

Este conteúdo fala sobre como traumas sexuais afetam a fertilidade. Aviso de conteúdo sensível: este artigo contém tópicos delicados relacionados à violência sexual e traumas.