Recorrência da Endometriose

Recorrência da Endometriose

Neste artigo iremos falar sobre uma questão que preocupa muitas pacientes: a recorrência da endometriose. Confira!

O tecido que reveste o útero é conhecido como endométrio. A endometriose, por sua vez, é uma condição crônica na qual o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero. Essa condição pode causar dor e sangramento intenso durante os períodos e às vezes pode levar à infertilidade.

A endometriose afeta cerca de 10% das mulheres em idade fértil, incluindo 70% das mulheres com períodos dolorosos e 35% das pacientes com problemas para engravidar.

Manifestações de recorrência da endometriose

Não é incomum que a endometriose se repita ou volte após a cirurgia. A recorrência pode se referir a:

  • Uma recaída da dor;
  • O reaparecimento de lesões de endometriose (detectadas por ultrassom ou cirurgia);
  • A falta de melhora na infertilidade.

Algumas mulheres experimentam um tipo de recorrência, enquanto outras experimentam vários tipos. Por outro lado, algumas pacientes não apresentam recorrência. A chance de recorrência geralmente aumenta com o tempo.

Quão comum é a recorrência?

Estatísticas apontam que cerca de 30% das mulheres apresentarão recorrência dos sintomas da endometriose dentro de cinco anos após a cirurgia inicial.

Como mencionado, um sinal de recorrência é a presença de endometriose após a cirurgia para remover as lesões de endometriose. No entanto, essas lesões também podem ser um sinal de progressão da doença, em vez de recorrência. Por exemplo, se as lesões desaparecerem e reaparecerem, especialmente se forem particularmente leves, isso pode ser um sinal de progressão, não de recorrência.

Fatores de risco

O risco de recorrência é muito individualizado e muitas vezes difícil de prever. No entanto, os seguintes fatores podem aumentar o risco de recorrência de uma mulher:

  • Idade mais jovem;
  • Presença de um cisto/cistos maiores na cirurgia;
  • Maior nível de dor pré-operatória;
  • Ausência de gravidez;
  • Tratamento médico prévio.

Diferenças por tipo e estágio da endometriose

A pesquisa mostra que as chances de recorrência podem diferir pelo tipo e estágio da endometriose. Por exemplo, um estudo descobriu que a taxa de recorrência de 4 anos (ou seja, a taxa de recorrência durante os primeiros 4 anos após o tratamento) foi mais alta para endometriose profunda e endometriose ovariana, mas menor para endometriose peritoneal. A taxa de recorrência de um ano foi maior para endometriose estágio III e estágio IV, e menor para estágio I e estágio II.

Pesquisa sobre recorrência da endometriose

Existem vários estudos sobre a recorrência da endometriose após a cirurgia, com variação significativa entre os estudos. No entanto, existem alguns temas comuns:

  • Se uma proporção maior de tecidos de endometriose for removida durante a cirurgia, a chance de recorrência é menor.
  • Se o cirurgião for mais experiente, a chance de recorrência é menor.
  • O uso de terapias hormonais após a cirurgia pode ajudar a prevenir a recorrência. Por exemplo, o uso de um contraceptivo oral, outra terapia hormonal supressora ou um DIU de progesterona (dispositivo intrauterino) pode reduzir as alterações de recorrência dos sintomas de dor, especificamente.

Pesquisa emergente

Pesquisas emergentes sugerem que a presença de fatores imunológicos específicos no sangue também pode prever a probabilidade de uma pessoa apresentar recorrência da endometriose. Outras pesquisas sugerem que, no futuro, os biomarcadores podem ser usados ​​para prever e prevenir a recorrência. Essa pesquisa emergente sugere que o tratamento e o manejo da endometriose podem ser individualizados com base nesses fatores. No entanto, mais estudos ainda são necessários.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter