Quanto custa a FIV?

Quanto custa a FIV?

É muito comum que as pessoas tenham curiosidade e queiram saber quanto custa a FIV (fertilização in vitro).

Pois bem, essa não é uma pergunta simples de se responder já que existem diferentes etapas durante esse tipo de tratamento de fertilidade que podem variar bastante conforme as características e necessidade de cada paciente.

Pensando nisso, elaboramos o presente conteúdo, para que você possa compreender melhor cada etapa e se informar sobre a complexidade de uma FIV.

Confira a seguir!

Fase 1: Investigação

O primeiro passo de uma FIV é compreender as características da paciente e sua condição de saúde. 

Aqui fazemos a primeira consulta com o intuito de coletar o máximo de informação possível e pedimos diferentes exames (ultrassom, hemograma, taxas hormonais, histerossalpingografia) para traçar o panorama da paciente e entender os motivos da infertilidade, caso ela exista. 

Portanto, alguns custos já aparecem, como honorários médicos e os exames propriamente ditos.

Fase 2: Estimulação

A estimulação ovariana pode ser compreendida em 2 etapas diferentes: etapa inicial ou de bloqueio (que dura entre 10 e 14 dias) e a etapa de estimulação propriamente dita (que dura entre 12 e 14 dias). 

Durante a estimulação são utilizados diferentes medicamentos e hormônios com custos diferentes e que dependem das necessidades da tentante.

Fase 3: Captação

Caso tudo corra bem durante a estimulação, é chegado o momento de coletar os óvulos. A fase de captação inclui gastos com a clínica/laboratório em que o procedimento será feito, anestesia e punção dos óvulos.

Esta etapa é muito importante. Todo cuidado é primordial.

Fase 4: É a hora da fertilização!

Nesta etapa os óvulos coletados serão armazenados e posteriormente fertilizados com os gametas masculinos.

Aqui existem gastos com o laboratório de embriologia, a preservação dos embriões até seu desenvolvimento ideal, uso de microscópios eletrônicos de última geração e todos aparatos e profissionais para que a fertilização ocorra com êxito.

Fase 5: Transferência de embriões

Chegou o grande momento e os embriões selecionados serão transferidos para o útero da futura mamãe.

É muito importante tomar todas as medidas para aumentar as chances de sucesso. É preciso investir em uma boa clínica, excelentes materiais e profissionais capacitados. 

Esta é a última etapa e, se tudo der certo, em breve você estará grávida. As chances naturais de gravidez em mulheres abaixo de 35 anos é de 15% em média por tentativa, já utilizando a FIV, essas chances podem pular para 50%.

Quanto custa a FIV: conclusão

Como podemos observar, existem muitas etapas, medicamentos, materiais e profissionais envolvidos. Não há um valor exato para um tratamento de fertilidade que possa ser estipulado previamente.

É fundamental compreender as particularidades de cada tentante e suas necessidades antes de saber os gastos necessários.

Portanto, marque uma avaliação, converse com seu médico de confiança, tire todas as suas dúvidas e tome a melhor decisão para você e sua família.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter