Exercícios durante a gravidez: o que fazer e o que não fazer

Exercícios durante a gravidez

Neste artigo iremos compartilhar dicas úteis sobre exercícios durante a gravidez. Saiba o que é seguro e o que não é recomendável. Vale a leitura.

Exercitar-se e manter-se ativa durante a gravidez é uma das melhores coisas que você pode fazer por você e seu bebê. 

Se você tiver uma gestação normal e saudável e tiver sido liberada pelo seu obstetra, é recomendável que tenha uma rotina de 30 minutos de exercício pelo menos 5 vezes por semana. 

Treinar durante a gravidez tem muitos benefícios para a saúde, incluindo redução do risco de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional e distúrbios de hipertensão. Manter-se ativa também pode reduzir o desconforto da gravidez, preparar seu corpo para o parto e ajudar na recuperação pós-parto. 

Muitas mulheres grávidas têm preocupações sobre o que é seguro e saudável quando o assunto é atividade física. Aqui estão algumas diretrizes gerais para ajudar você e o bebê a permanecerem ativos e seguros.

Converse com seu profissional de saúde antes de iniciar ou continuar qualquer programa de exercícios e discuta regularmente sobre atividade física em suas consultas de pré-natal.

Seu corpo está mudando constantemente durante a gravidez e você pode achar que precisa mudar seus hábitos de treino à medida que avança na gravidez.

O que você pode fazer durante a gravidez:

  • Faça exercícios seguros e saudáveis ​​para mulheres grávidas. Estes incluem caminhada, corrida (se você era uma corredora antes de engravidar e foi liberada pelo seu médico), ioga, musculação e natação. Com modificações, todos esses exercícios podem ser apropriados para mulheres grávidas.
  • Use roupas largas que sejam confortáveis ​​e sapatos que se ajustem bem e sejam adequados para o tipo de exercício que você está fazendo.
  • Beba bastante água antes, durante e após o treino. Aumente o volume do consumo de água caso o clima esteja quente ou úmido.
  • Continue os exercícios básicos! Muitas mulheres pensam que não podem mais fazer os movimentos para o abdome durante a gravidez, mas exercitar essa região durante a gravidez pode ajudar na recuperação pós-parto. Você precisará fazer modificações nos exercícios centrais no final do primeiro trimestre, mas o trabalho abdominal ainda pode ser feito durante a gravidez!
  • Ouça o seu corpo! Você conhece seu corpo melhor do que ninguém e pode haver dias em que ir treinar não parece certo e tudo bem! Cada gravidez e cada pessoa são diferentes e você sabe quando seu corpo precisa de descanso e recuperação.

O que você não deve fazer durante a gravidez:

  • Não pratique atividades em que existe risco de queda (por exemplo, ciclismo de estrada ao ar livre), ou atividades com mudanças rápidas de direção (por exemplo, tênis) ou qualquer esporte de contato. Enquanto seu bebê estiver em um ambiente seguro no útero, qualquer trauma externo não vale o risco.
  • Não exagere nos alongamentos. A relaxina é um hormônio produzido para ajudar a preparar o útero no início da gravidez e no final da gravidez para relaxar os ligamentos ao redor da pelve. Por causa disso, as mulheres grávidas são mais suscetíveis a sofrerem lesões durante o alongamento.
  • Não prenda a respiração ou faça exercícios até a exaustão. Durante décadas, as mulheres grávidas foram instruídas a não deixar sua frequência cardíaca ultrapassar 150 bpm. Em anos mais recentes, os médicos concordaram que os batimentos cardíacos diferem de pessoa para pessoa e uma regra prática melhor é a regra da conversa. Durante um treino, uma mulher grávida deve ser capaz de manter uma conversa com facilidade e sem dificuldade em recuperar o fôlego. Se você estiver lutando para manter uma conversa, diminua a intensidade desse exercício ou movimento até que você possa falar facilmente ao fazê-lo.
  • Não deite de costas durante o 2º e 3º trimestre durante o exercício. Existem muitas ferramentas e modificações, como deitar em uma inclinação, fazer o mesmo exercício em pé, etc., que um personal trainer ou instrutor pode lhe mostrar.
  • Não faça exercícios para perda de peso durante a gravidez. Treinar durante a gravidez não significa definir metas de perda de peso. Manter-se ativa durante a gravidez é uma maneira de aliviar o desconforto, gerenciar o estresse e as emoções e manter uma gravidez saudável para você e para o bebê.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter