3 dicas de sono seguro para os bebês

Neste artigo iremos falar sobre a importância do sono seguro para os bebês. Vale a leitura.

Os pediatras fazem todo tipo de recomendações que muitos de nós, pais, acabamos ignorando. Por quê? Porque a realidade não combina com as diretrizes. Por exemplo, segurança para o sono dos bebês. Quase todos os pediatras conhecem e compartilham o ABC do sono seguro com os pais:

O bebê deve dormir sozinho (em seu espaço de sono seguro), de costas e no berço.

Mas, os pediatras geralmente esquecem de dizer aos bebês que isso é o que se espera. Como tal, a maioria dos bebês prefere dormir aconchegado com a mamãe ou o papai – o mais próximo possível do útero – muito obrigado. E não podemos culpá-los – se você passou meses em um espaço confortável, quente, macio e escuro, ficar ao ar livre parece, bem, menos do que o ideal.

Então, o que mães e pais exaustos devem fazer?

Abaixo, compartilhamos algumas situações comuns em que os pais precisam fazer concessões de segurança. Para cada situação, oferecemos três alternativas: aceitável, bom e melhor. Confira.

Situação nº 1: visitando a família

Todos conhecemos o trâmite. Você vai visitar a vovó e, compreensivelmente, não há berço por lá. O que pais preocupados com a segurança devem fazer?

Aceitável:

Uma gaveta de cômoda ou cesto de roupa. Este deve ser muito familiar para a vovó, é um truque de gerações. Pegue uma gaveta grande ou cesto de roupa, forre-o com uma única toalha dobrada. Prontinho! Você tem um espaço para dormir que não precisa transportar de casa. É uma opção melhor do que dormir na cama com o bebê.

Bom:

Um pack ‘n’ play ou berço de viagem. Estes podem ser um pouco chatos de se levar de um lugar para outro, mas oferecem um local bastante seguro para o bebê dormir quando você está longe de casa. Eles são fáceis de colocar na parte de trás do seu carro (com todos os outros equipamentos) se o seu destino estiver a uma curta distância, mas se tornam menos convenientes quando os aviões estão envolvidos. Apenas se certifique de seguir as instruções do fabricante – se configurado incorretamente, eles correm o risco de colapso.

Melhor:

Uma baby box, conhecida também como caixa de bebê. Caixas de bebê são espaços de dormir de papelão com colchão firme e lençol. Você pode colocar sua caixa de bebê no porta-malas para uma viagem (e embalá-la cheia de coisas para economizar espaço) ou pode enviar uma para o seu destino, se houver viagens aéreas. Alguns avós estão até optando por manter uma caixa de bebê no armário apenas para essas ocasiões.

Situação nº 2: meu bebê só dorme quando eu o abraço

E quem pode culpá-lo? Não gostaríamos de ser abraçados, embalados e gentilmente acariciados enquanto dormimos? Mas, especialmente nessas primeiras semanas, os bebês que só dormem no colo podem ser uma receita para a exaustão total dos pais. 

Além disso, sabemos que quando os bebês dormem com seus pais adormecidos, há um risco maior de algo ruim acontecer, como sufocamento ou lesão. Então, como vocês dois podem descansar um pouco?

Aceitável:

Um portador de bebê bem estruturado. Coloque o bebê em um canguru ou sling e depois durma de costas na cama ou no sofá – aqui não há cobertores para os pais ou para o bebê. 

O canguru ou sling ajuda a garantir que o bebê não escorregue do seu peito e se machuque ao cair ou corra o risco de ser sufocado por travesseiros ou cobertores. Lembre-se: essa ideia ainda traz riscos – o bebê pode superaquecer no canguru, você pode rolar acidentalmente, etc. Esta definitivamente não é a solução ideal, mas se você estiver desesperado, pode ajudar a eliminar alguns dos riscos de dormir com o bebê enquanto todos descansam um pouco. Esta é uma opção melhor para a hora da soneca do que para a noite.

Bom:

Pratique o compartilhamento de cama mais seguro. O compartilhamento intencional da cama pode ser uma maneira de ajudar seu bebê a se sentir perto de você, mas comece a aprender a dormir quando ele não estiver com você. Veja a situação nº 3 para formas mais seguras de dividir a cama.

Melhor:

Transição para um espaço de sono seguro para os bebês. Eu sei. Esta provavelmente não é a resposta que você esperava. Mas, a coisa mais segura a fazer é ajudar o recém-nascido a aprender a dormir em um berço, baby box, pack ‘n’ play ou berço. 

Comece devagar e concentre-se primeiro na hora da soneca. Coloque-o sonolento, mas ainda acordado para um cochilo em sua nova cama. Dê 3 minutos para ele se acomodar. Após 3 minutos, se ele estiver chorando, pegue-o no colo e tente novamente na próxima soneca. No dia seguinte, tente 5 minutos. Eventualmente, ele se ajustará ao seu novo espaço de sono.

Situação nº 3: compartilhamento de cama

A maioria dos pediatras desencoraja levar o bebê para a cama. Pais privados de sono em todos os lugares dizem “é mais fácil falar do que fazer, doutor”. Embora não haja como tornar o compartilhamento de cama perfeitamente seguro, existem maneiras de torná-lo muito mais seguro, mantendo o bebê por perto. Aqui está uma lista de verificação para garantir que sua cama seja a mais segura possível para você e seu bebê.

Planejamento

Olhe para a sua situação de sono à luz do dia e descubra o que a tornará mais segura para o bebê. Tente evitar decidir dividir a cama pela primeira vez no meio da noite, quando nenhum de nós está totalmente alerta para os riscos.

Mantenha o mínimo de roupa de cama

Use um travesseiro para você e um cobertor para enrolar no corpo (mantendo-o longe do bebê). Nada mais é necessário.

Apenas compartilhe a cama com um dos pais de cada vez

Se o bebê estiver na cama, envie um dos pais para o quarto de hóspedes ou sofá para passar a noite. 

Durma em um colchão firme.

Nada mole como um sofá ou poltrona. Escolha sempre a cama.

Estudos mostram que dormir junto com o bebê é mais arriscado se você dorme no sofá ou em uma poltrona reclinável. Se você acha que pode adormecer enquanto alimenta seu bebê, alimente-o na cama.

Faça compartilhamento de cama apenas para os pais.

Compartilhamento de cama com adultos que não sejam os pais tem um risco maior de asfixia. (Por quê? Os pais tendem a ficar mais atentos ao bebê e dormir menos profundamente quando o bebê está por perto.)

Evite álcool antes de compartilhar a cama

Pare de fumar se você fuma

Estar exposto à fumaça aumenta o risco de síndrome da morte súbita infantil.


Não tome medicamentos ou drogas que o deixem sonolento antes de dormir.


Evite roupas de cama que parecem aconchegantes ou prometem um sono mais longo.

Aconchegante quase sempre é igual a inseguro. Dormir mais é um mito. O objetivo do compartilhamento de cama mais seguro é manter o espaço do seu bebê aberto e protegido. Longe de qualquer coisa que possa cobrir seu rosto.

O compartilhamento de cama é mais arriscado se:

  • Seu bebê tem menos de 4 meses;
  • Seu bebê nasceu prematuro ou com baixo peso;
  • Você fumou durante a gravidez;
  • Você está excessivamente cansado (Bem, quem não está? Você acabou de ter um bebê.)

Resumo do sono seguro para bebês

Nem sempre dá para fazer tudo perfeito e é hora de pararmos de envergonhar os pais e dar-lhes as ferramentas de que precisam para tomar decisões mais informadas. A vida real não vem com um manual de instruções. Então, faça o melhor que puder quando se trata de um sono seguro e, principalmente, lembre-se de rosto para cima, rosto livre, bebê por perto. Felicidades.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter