5 dicas para dormir melhor durante a gestação

5 dicas para dormir melhor durante a gestação

Nest post iremos compartilhar com você 5 dicas para dormir melhor durante a gestação. Confira!

Estar grávida pode ser um momento desafiador, especialmente quando se trata de fazer coisas naturalmente fáceis do dia a dia – como dormir. Embora dormir possa não parecer um problema no início, você acabará entendendo o que queremos dizer. 

Aqui estão 5 dicas para ajudá-la a ter uma melhor noite de sono enquanto sua barriga continua a crescer.

Limpe sua mente primeiro

Ao ir para a cama, primeiro você precisa limpar a sua mente. Se você luta contra o estresse e a ansiedade, é importante falar sobre o que a está preocupando com alguém que você conhece ou com um profissional.

Você também pode anotar como está se sentindo em um caderno. Falar e escrever sobre seus problemas não apenas os desmistificam, mas também te ajuda a se acalmar, especialmente na hora de dormir.

Antes de dormir não coma alimentos que provocam azia

Azia pode ser realmente muito desconfortável, especialmente quando você está tentando pegar no sono. Embora seja relatado que os hormônios podem fazer com que o esfíncter esofágico relaxe e permita que os alimentos parcialmente digeridos e os ácidos do estômago retornem, o útero em crescimento durante a gravidez também pode contribuir para a azia. É importante evitar os seguintes alimentos antes de deitar:

  • Alimentos ácidos e picantes;
  • Alimentos fritos ou gordurosos;
  • Café/bebidas cafeinadas;
  • Chocolate.

Como sempre, preste atenção em como seu corpo reage a qualquer tipo de alimento que você come. Se isso ajudar a manter o controle das coisas, mantenha um diário alimentar e escreva sobre como você reage a certos alimentos, especialmente quais causam azia.

Use travesseiros

Travesseiros podem ser uma boa ajuda para dormir. Como? Embora dobrar os joelhos de lado seja mais eficaz para estabilizá-la enquanto você dorme, colocar um travesseiro entre os joelhos alivia a pressão das costas. Se estiver lidando com azia, você pode facilmente usar travesseiros para se apoiar e manter a cabeça mais alta que os pés.

Existem almofadas especiais feitas para a gravidez que ajudam a garantir que você tenha uma melhor noite de sono. O objetivo dos travesseiros em geral é garantir que você esteja o mais confortável possível.

Esvazie sua bexiga

Essa dica pode parecer estranha, mas você não pode ir para a cama sem fazer xixi antes. Na verdade, a micção frequente é um dos muitos sintomas que você enfrentará durante a gravidez. Com o passar do tempo, você pode ir ao banheiro várias vezes durante a noite, interrompendo seus padrões de sono. 

Mesmo que você não sinta que precisa ir, respire fundo algumas vezes para relaxar completamente o assoalho pélvico e esvaziar a bexiga. Espera-se que ir ao banheiro antes de dormir faça com que você tenha menos idas ao banheiro tarde da noite (ou de manhã cedo), ajudando você a ter uma melhor noite de sono.

Adapte uma nova rotina para dormir melhor durante a gestação

A hora de dormir não deve ser apenas algo para te energizar para o dia seguinte, mas também deve ser um momento em que você relaxa e se sente à vontade. Então, por que não tornar a hora de dormir especial? 

Se você não tem uma rotina definida para a hora de dormir, agora é a hora de adaptar uma. Se você já tem uma rotina definida, por que não ajustá-la mimando-se um pouco também?

Então, considere o seguinte para ajudar:

  • Experimente uma xícara quente de leite ou chá sem cafeína com mel;
  • Faça um lanche cheio de proteínas – nozes, bolachas integrais, iogurte grego;
  • Leia um livro;
  • Tome um banho quente para se preparar para dormir;
  • Escove suavemente o cabelo;
  • Use loções com aroma de lavanda ou outros óleos para ajudar a relaxar;
  • Peça a alguém em sua casa para fazer uma massagem nos ombros.

Conclusão sobre dormir melhor durante a gestação

Para dormir melhor durante a gestação são necessários alguns ajustes ou mudanças nos hábitos, mas nada que seja muito radical. Com algumas práticas simples você pode notar uma diferença enorme na qualidade do seu sono. Cuide da sua alimentação, esvazie a bexiga, limpe a mente e pegue alguns travesseiros para ficar mais confortável. Com certeza você dormirá melhor.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter