Os benefícios dos exercícios de assoalho pélvico na gestação

Exercícios de Assoalho Pélvico na Gestação

Exercícios de Assoalho Pélvico na Gestação. Se você é uma leitora ávida de artigos sobre tópicos como gravidez ou saúde pélvica geral, provavelmente está familiarizada com o termo “Kegel“. Há uma razão para a palavra aparecer tanto – Kegels são exercícios recomendados para fortalecer o assoalho pélvico durante a gravidez.

Por que a força do assoalho pélvico é importante para gestantes? Os Kegels são realmente obrigatórios para todas as grávidas? Neste artigo, iremos responder a essas perguntas para que você tenha todas as informações de que precisa para considerar uma rotina de exercícios durante a gravidez. Aqui estão as maiores conclusões iniciais:

O assoalho pélvico é um grupo de músculos e ligamentos que envolvem o osso púbico para manter todos os órgãos pélvicos (útero, vagina, bexiga e reto) no lugar.


Quando o assoalho pélvico está muito tenso ou muito solto, isso pode levar a efeitos colaterais desagradáveis durante e após a gravidez.


Durante a gestação, o peso adicional do útero em expansão exerce muita pressão sobre a pelve. Se o assoalho pélvico não estiver equilibrado em sua força, isso pode causar mais desconforto durante a gravidez e aumentar do risco de incontinência após o parto.
Embora as pesquisas que examinam os efeitos dos exercícios para o assoalho pélvico mostrem resultados mistos, o principal benefício que eles parecem oferecer é ajudar com a incontinência durante e após a gravidez. É por isso que muitos profissionais de saúde e especialistas do assoalho pélvico os recomendam fortemente.

A parte mais difícil sobre como lidar com a disfunção do assoalho pélvico é que 99% do tempo, não temos consciência do trabalho incrível que esses músculos estão fazendo todos os dias. Portanto, é necessário treinamento para entender como ativar e relaxar esses músculos. O ideal seria que a fisioterapia do assoalho pélvico pudesse ser melhor incorporada à jornada de fertilidade de uma pessoa: antes, durante e depois da gestação.

Então, o que é o assoalho pélvico?

Pense em sua região pélvica. Essa área abriga o útero, a vagina, a bexiga e o reto. O assoalho pélvico, ou músculos pélvicos, é um grupo de músculos e ligamentos que atuam essencialmente como uma rede, envolvendo o osso púbico para manter todos esses órgãos no lugar. 

Como muitos outros músculos do corpo humano, a flexibilidade é uma parte importante. Você não quer um assoalho pélvico muito frouxo, mas também não quer que seja muito apertado. Um assoalho pélvico muito tenso pode resultar em disfunções.

Os sinais de disfunção do assoalho pélvico incluem:

  • Micção frequente, dificuldade em urinar, dor ao urinar e fluxo de urina intermitente;
  • Dores devido ao esforço com movimentos intestinais, incluindo prisão de ventre;
  • Vazamento de urina ou fezes, também conhecido como incontinência;
  • Dor lombar inexplicável ou dor contínua na região pélvica, incluindo genitais e reto;
  • Dor durante a atividade sexual.

Caso o assoalho pélvico esteja muito frouxo, pode resultar em prolapso uterino. Quando isso acontece, o útero começa a ficar mais baixo, fora de sua posição natural. Os sinais de prolapso uterino incluem:

  • Uma sensação de pressão ou peso na pelve;
  • Tecido uterino situado no canal vaginal ou na parte externa do corpo;
  • Corrimento vaginal incomum ou de volume maior;
  • Dor durante o sexo;
  • Infecções da bexiga recorrentes;
  • Constipação ou problemas ao urinar, incluindo micção frequente, uma vontade repentina de urinar ou vazamento involuntário de urina.

Ao reter a flexibilidade correta para manter os órgãos pélvicos no lugar, o assoalho pélvico ajuda a garantir que eles funcionem com eficácia.

O que o assoalho pélvico tem a ver com a gravidez?

Como mencionamos anteriormente, o assoalho pélvico tem a função muito importante de apoiar todos os órgãos pélvicos e garantir que eles permaneçam no lugar. 

Quando uma mulher fica grávida, o assoalho pélvico tem uma função adicional, a de sustentar o útero enquanto há um bebê em crescimento dentro dele. Compreensivelmente, a gravidez exerce bastante pressão sobre o assoalho pélvico, enfraquecendo-o.

Os músculos do assoalho pélvico, que são os músculos da área do assento da bicicleta, têm muitas funções, todas desafiadas na gravidez. O assoalho pélvico diminuirá gradualmente em força e tônus conforme o bebê, a placenta e o útero aumentam de tamanho e peso.


O assoalho pélvico também ajuda a fornecer estabilidade para a pelve e a parte inferior das costas. Durante a gravidez, um hormônio chamado relaxina atua para manter os ligamentos relaxados (daí o nome) – mas isso também torna mais difícil para o corpo manter um núcleo estável.

Finalmente, o assoalho pélvico também atua como uma bomba de sucção para evitar que o sangue se acumule na genitália, o que pode causar sensação de peso nos lábios e ao redor da vagina. Quando você está grávida, o volume de sangue acumulado na pelve aumenta – e as veias varicosas podem se desenvolver na pelve, virilha e pernas.

Por todas essas razões, uma pelve fraca durante a gravidez pode causar:

  • Dor na região lombar;
  • Dor na virilha e quadril;
  • Dor pélvica;
  • Dor nos ossos púbicos;
  • Peso pélvico aumentado;
  • Dor durante o sexo;
  • Incontinência urinária.


Esse último tópico, a incontinência urinária, é um sintoma comum da gravidez. A bexiga é posicionada sob o útero – e à medida que o útero cresce junto com o bebê, também aumenta a pressão sobre a bexiga. 

Esse sintoma específico geralmente desaparece por conta própria algumas semanas após o parto, à medida que o corpo se recupera da gravidez, mas o problema pode aparecer meses ou anos após a chegada do bebê.

Existem também algumas outras maneiras pelas quais os efeitos da gravidez e do parto podem levar à incontinência:

  • Prolapso uterino: quando o útero fica mais baixo do que sua posição natural.
  • Cistocele: ocorre quando a bexiga começa a ceder devido à falta de suporte do assoalho pélvico. Isso pode parecer uma protuberância dentro da vagina.
  • Danos nos nervos pélvicos: trabalho de parto prolongado, empurrões prolongados ou um processo de parto difícil podem causar danos aos nervos do assoalho pélvico, resultando em incontinência urinária.
  • Lesão física: um parto vaginal (com risco aumentado de partos cirúrgicos, incluindo fórceps ou parto a vácuo) pode resultar em danos físicos ao assoalho pélvico e aos músculos do esfíncter anal.

Pesquisadores concluíram que, em grupos mistos de mulheres grávidas (que apresentam ou não incontinência), pode haver um benefício em iniciar a terapia do assoalho pélvico que se estende desde o final da gravidez até seis meses após o parto.

Os médicos geralmente recomendam exercícios para o assoalho pélvico durante e após a gravidez – e os especialistas do assoalho pélvico os aconselham fortemente.

Quais exercícios para o assoalho pélvico você pode fazer durante a gravidez?

Kegels são recomendados especialmente durante o primeiro e segundo trimestres e Kegels reverso no terceiro. Muitas de nós podem estar familiarizadas com o primeiro, mas por que o último? Muitas mães que fizeram uma tonelada de Kegels durante a gravidez, acabaram com um assoalho pélvico apertado que acabou trabalhando contra elas durante o trabalho de parto.

O ato de empurrar durante o trabalho de parto é para realizar uma abertura dos músculos do assoalho pélvico para que eles possam sair do caminho. Se você praticou apenas o fechamento, pode ser difícil saber como fazer o oposto.

Veja como fazer um Kegel:

  • Puxe delicadamente o cóccix em direção ao osso púbico sem mover a pelve;
  • Imagine tentar pegar um mirtilo com sua vagina;
  • Pense em interromper o fluxo de urina;
  • Imagine sua uretra (o tubo de onde sai o xixi) como um canudo e tente sugar por esse canudo sem mover a pelve.


Incorporar Kegels em outros movimentos quando sentir dor ou vazamento (como ir ao banheiro) em vez de simplesmente fazer um monte de contrações isoladas por dia é uma ótima maneira de treinar o assoalho pélvico com os outros músculos centrais profundos para um maior impacto. Lembre-se: a melhor maneira de saber se você está fazendo Kegels “certo” é sentir a contração da musculatura pélvica.

Agora, para aprender a fazer os Kegels reversos, a dica é observar como seu assoalho pélvico se move (sem roupa) no espelho. O espelho nos permite ver visualmente o que estamos fazendo e ajustar nossas habilidades. Aqui estão as etapas que você pode seguir para praticar:

  • Deite-se de costas com as pernas abertas para ver o períneo (a área entre a vagina e o ânus).
  • Respire fundo e veja se o períneo abre com a inspiração.
  • Na próxima inspiração, tente contrair e relaxar o períneo. Veja as diferenças no espelho.
  • Continue praticando até conseguir ver visualmente o períneo descendo.

Os exercícios de assoalho pélvico na gestação são recomendados para todas as mulheres?

Os Kegels não devem ser recomendados para ninguém com o assoalho pélvico tenso, especialmente se as gestantes não estão tendo nenhum problema de dor ou incontinência. O ideal é começar com o retreinamento do alongamento do assoalho pélvico (Kegel reverso) primeiro e, em seguida, trabalhar no fortalecimento de toda a amplitude de movimento dos músculos. Caso a paciente apresente menstruação, sexo ou prisão de ventre doloridos, isso pode ser resultado de um assoalho pélvico tenso – neste caso, o recomendado é consultar um especialista em assoalho pélvico para ajudar a reduzir os sintomas.

Os exercícios para o assoalho pélvico são recomendados antes da gravidez?

Se você já está se sentindo fraca ou com dor nas costas, no quadril, na virilha ou na pélvis, esses sintomas podem ser exacerbados na gravidez. Você ainda pode lidar com esses sintomas durante a gravidez, mas é mais fácil tratar o corpo antes de todas as mudanças hormonais.

Quais outros exercícios podem ser benéficos durante a gravidez?

De acordo com o American College of Obstetrics and Gynecology (ACOG), praticar exercícios durante a gravidez traz alguns benefícios, incluindo:

  • Menos dor nas costas;
  • Menos constipação;
  • Um risco possivelmente menor de diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto cesáreo;
  • Coração e vasos sanguíneos mais fortes.


A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de exercícios de intensidade moderada para pessoas que estão grávidas ou no pós-parto e não têm nenhuma doença preexistente. 

Você pode usar o “teste de conversa” para determinar seu nível de intensidade. Se você consegue falar, mas não consegue cantar durante a atividade, você está no nível correto. 
É importante evitar esportes de contato, esportes que colocam você em risco de levar uma pancada no estômago (por exemplo, boxe, vôlei, futebol, basquete), paraquedismo, mergulho ou qualquer atividade que possa resultar em queda. Caminhadas, hidroginástica, bicicletas ergométricas, ioga ou Pilates modificados são seguros para a gravidez.

O tipo de exercício recomendado durante a gravidez depende de sua rotina antes da gestação. Se você era uma corredora antes da gravidez, a menos que tenha sido especificamente informada por seu médico devido a razões de gravidez que você precisa evitar a atividade, continue correndo. No entanto, se a maior parte do exercício que você fez antes da gravidez foi sentar no sofá e pressionar os botões do controle remoto, a gravidez pode não ser o momento de iniciar treinamentos mais intensos.

Conclusão sobre Kegels durante a gravidez

A gravidez coloca muito estresse no assoalho pélvico, o que geralmente leva à incontinência urinária. Fazer Kegels (e Kegels reversos) pode ajudá-la a manter um melhor controle da bexiga e a saúde pélvica geral durante e após a gravidez.

Se você está enfrentando problemas que podem estar relacionados ao assoalho pélvico, como dor pélvica ou incontinência, considere entrar em contato com seu obstetra e um especialista em assoalho pélvico.

Em caso de dúvidas, converse com profissionais da saúde de sua confiança.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter