As mudanças no corpo durante o puerpério

Mudanças no corpo durante o pos parto

O puerpério abrange o período de seis semanas após o nascimento do bebê. Durante esse tempo, as várias alterações ocorridas durante a gravidez são revertidas para o estado de não gravidez.

As mudanças fisiológicas que ocorrem durante o puerpério incluem:

O sistema cardiovascular volta ao normal durante as primeiras duas semanas. A carga extra do volume de sangue que o coração estava submetido desaparece no decorrer da segunda semana.

A parede vaginal está inicialmente inchada, azulada e com “beicinho”, mas rapidamente recupera seu tom, embora permaneça frágil por 1-2 semanas. O edema perineal pode persistir por alguns dias.


Depois de expelir a placenta, o útero fica com o tamanho que estava na vigésima semana de gestação; no entanto, vai reduzindo gradativamente de tamanho – cerca de um dedo por dia, de modo que no 12º dia não é mais possível que seja palpado. No final do puerpério, é apenas ligeiramente maior do que antes da gravidez.


Durante os primeiros 3-4 dias, os lóquios (corrimento uterino expelido pela vagina) consistem principalmente de sangue e restos de tecido trofoblástico. Durante os dias 3-12, a cor é marrom-avermelhada, mas depois muda para amarelo. Ocasionalmente, os lóquios podem ficar vermelhos novamente por alguns dias, devido a trombos nas extremidades dos vasos.

No caso das cesáreas, é importante que a mulher use a cinta pós-parto a fim de evitar acúmulo de líquido (seroma) na região da cicatriz. Também é fundamental manter-se hidratada, ter uma dieta rica em proteínas, vegetais e frutas que contribuem para uma boa cicatrização.

A recuperação da cesárea pode variar bastante de acordo com cada mulher. Algumas conseguem ficar em pé horas depois da cirurgia, enquanto outras podem precisar de mais tempo, especialmente caso tenha acontecido alguma complicação no parto. 

Em todo caso, a cirurgia da cesárea é considerada de grande porte e o organismo demora aproximadamente 6 meses para se recuperar totalmente. É normal que surjam muitas dúvidas no decorrer do puerpério.

Por isso, é muito importante manter um canal aberto de diálogo com seu médico de confiança durante essa fase.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter