Como apoiar pessoas com problemas de fertilidade?

Como apoiar pessoas com infertilidade

Como apoiar pessoas que estão enfrentando problemas de fertilidade? Muitas vezes, nós queremos apoiar alguém que está passando por um desafio como a infertilidade, mas não necessariamente sabemos o que dizer. É difícil querer ajudar, mas não prejudicar o processo ou minimizá-lo com seu conselho.

Pensando nisso, nós elencamos algumas dicas sobre como amigos e familiares podem apoiar pessoas queridas que enfrentam a infertilidade e seus desafios. Confira.

Como os amigos e a família podem apoiar melhor os entes queridos que estão passando por tratamentos de infertilidade?

Pode ser muito útil apenas deixá-los saber que você se preocupa com eles e está lá para apoiá-los. A fertilização in vitro é difícil de muitas maneiras diferentes: emocionalmente, logisticamente, em termos de relacionamento…a lista é longa. 

A melhor maneira de ajudar pode ser perguntando: “Como posso ajudar?” E repita essa pergunta. As pessoas lidam com a infertilidade de várias maneiras diferentes, então descobrir o que pode ser útil para elas – seja conversando sobre o assunto, indo com elas ao médico, ajudando com injeções ou indo para uma caminhada – pode fazer com que elas saibam que não estão sozinhas.


O que é útil dizer a alguém que está passando por essa experiência?

Amigos e familiares não precisam ter todas as respostas ou saber exatamente o que dizer. Apenas reconhecer que o processo é difícil e validar seus sentimentos pode ser muito valioso. 

Declarações simples como “estou aqui para você” e “posso ver como isso é difícil para você” podem permitir que uma pessoa saiba que você está ouvindo e que realmente se importa.

O que você deve evitar dizer a quem está passando por um tratamento para infertilidade?

A infertilidade traz consigo um conjunto difícil e repleto de questões, e muitas pessoas bem-intencionadas lutam para dizer a coisa certa. Porém, o que elas dizem pode soar sem querer como algo que invalide ou minimize a condição.

Pode ser melhor evitar dizer algo como: “Apenas relaxe; quando você parar de se preocupar tanto, isso vai acontecer ”, o que pode inadvertidamente ser interpretado como “a culpa é sua.”

Além do mais, pesquisas demonstraram, de forma tranquilizadora, que a chance de engravidar na FIV não está diretamente relacionada ao nível de estresse que a pessoa está experimentando. Por outro lado, as pessoas submetidas à fertilização in vitro são vulneráveis à ansiedade e à depressão e precisam de apoio.

Se alguém não tiver certeza do que dizer para apoiar seu ente querido que está passando pelo tratamento de infertilidade, não há problema em dizer: “Estou preocupado em dizer a coisa errada, mas quero que saiba que me importo com você e quero ajudar.”

Há algum conselho para as pessoas que não apóiam ou não entendem o processo de tratamentos de fertilidade?

A infertilidade, como outros eventos estressantes da vida, tende a extrair tensões de relacionamento subjacentes e sentimentos díspares. Pode ser muito angustiante passar pela infertilidade perto de entes queridos que podem não compreender o processo. 

Como primeira etapa, é útil ter linhas de comunicação abertas para reduzir qualquer mal-entendido. Pode ser difícil, porém, para a pessoa submetida ao estresse do tratamento da infertilidade, sentir a responsabilidade adicional de ter que explicar suas decisões. 

Se um membro da família estiver aberto a isso, é possível que a realização de algumas pesquisas para descobrir mais sobre o processo ajude bastante. Outro passo é lembrar que se trata de um problema de saúde e, como outros problemas desse tipo, a pessoa em tratamento tem autonomia para decidir quais aspectos dessa informação são compartilhados com outras pessoas.

Uma última etapa é lembrar que existe um grande número de pessoas que passaram pela mesma situação e, por isso, entendem e apoiam indivíduos na mesma situação. Pode ser muito reconfortante encontrar e conversar com essas pessoas.

Quão “normal” é assumir a ansiedade ou tristeza que seu ente querido pode estar sentindo ao passar pela infertilidade?

Assim como experimentar a infertilidade pode ser terrivelmente doloroso, ver alguém que você ama suportar essa dor pode ser incrivelmente difícil. Muitos entes queridos podem se sentir simultaneamente envolvidos no resultado do tratamento e afastados dos acontecimentos reais, o que pode levar a sentimentos de ansiedade ou tristeza. 

É importante termos em mente que isso também faz parte do processo. Entes queridos não precisam ser estóicos o tempo todo. No entanto, não é normal para a paciente de fertilidade sentir que tem que controlar a ansiedade de seus familiares além de tudo que já está passando. 
Embora seja compreensível sentir-se ansioso durante a jornada de fertilidade de um ente querido, se a ansiedade está crescendo a um ponto que parece incontrolável, você pode considerar buscar o apoio de alguém fora do processo – outro amigo ou pessoa de apoio fora da jornada de fertilidade ou um terapeuta se a ansiedade for particularmente problemática.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter