Insuficiência Ovariana Primária

Insuficiência Ovariana Primária

A insuficiência ovariana primária ocorre quando os ovários param de funcionar como deveriam antes dos 40 anos. Quando isso acontece, seus ovários não produzem quantidades típicas do hormônio estrogênio ou liberam óvulos regularmente. Esta condição também é chamada de insuficiência ovariana prematura e muitas vezes leva à infertilidade.

Às vezes, a insuficiência ovariana primária é confundida com a menopausa precoce, mas essas condições não são as mesmas. As pacientes podem ter períodos irregulares ou ocasionais durante anos e podem até engravidar. Mas as mulheres com menopausa prematura param de menstruar e não conseguem engravidar.

Veremos a seguir os sintomas, causas e fatores de risco.

Sintomas

Os sinais de falha ovariana primária são semelhantes aos da menopausa ou deficiência de estrogênio. Eles incluem:

  • Ciclos menstruais irregulares;
  • Irritabilidade ou dificuldade de concentração;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Ondas de calor;
  • Secura vaginal;
  • Olhos secos;
  • Suor noturno;
  • Diminuição do desejo sexual.

Causas da Insuficiência Ovariana Primária

Alterações cromossômicas: alguns distúrbios genéticos estão associados à insuficiência ovariana primária.

Toxinas: a quimioterapia e a radioterapia são causas comuns de falha ovariana induzida por toxinas. Outras toxinas, como fumaça de cigarro, produtos químicos, pesticidas e vírus, podem acelerar a falência ovariana.

Resposta do sistema imunológico ao tecido ovariano (doença autoimune): nesta forma rara, o sistema imunológico produz anticorpos contra o tecido ovariano, prejudicando os folículos e danificando óvulos.

Fatores desconhecidos: seu médico pode recomendar diferentes testes para encontrar a causa, mas, em muitos casos, ela permanece incerta.

Fatores de risco

Fatores que aumentam o risco de desenvolver essa condição incluem:

Idade: o risco aumenta entre os 35 e 40 anos. Embora rara antes dos 30 anos, a insuficiência ovariana primária é possível em mulheres mais jovens e até mesmo em adolescentes.

Histórico familiar: ter um histórico familiar de insuficiência ovariana primária aumenta o risco de desenvolver esse distúrbio.

Cirurgia ovariana: cirurgias envolvendo os ovários aumentam o risco de insuficiência ovariana primária.

Lembre-se: busque ajuda médica ao perceber qualquer alteração no funcionamento do seu corpo. Saúde em primeiro lugar, sempre.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter