Criopreservação ou não? Eis a questão!

Criopreservação ou não? Eis a questão!

Hoje vamos falar um pouco mais sobre os detalhes que envolvem o processo de criopreservação e apresentar alguns aspectos que podem te ajudar a tomar a decisão de congelar óvulos. Vale a leitura.

A mentalidade cultural em torno de ter filhos está mudando. Uma década atrás, as mulheres estavam tendo filhos na casa dos vinte, agora nem tanto. Por que a mudança? Pesquisas apontam 4 aspectos principais: desejo de estabilidade financeira, ter mais experiências de vida, ser mais emocionalmente estável, além da vontade de ter mais foco na carreira.

Embora tornar-se mãe seja menos uma expectativa agora do que nunca, dois terços das mulheres millennials ainda têm o desejo de se tornar mães – e as realidades biológicas dos cronogramas de fertilidade não mudaram. Seja qual for o corte, a fertilidade diminui com a idade. Tudo isso ajuda a explicar por que mais e mais mulheres estão fazendo uma grande pergunta – “devo congelar meus óvulos?”

A criopreservação de óvulos é um procedimento notável. Foi considerado o “botão de pausa” para o declínio da fertilidade e parece algo saído de um romance de ficção científica. Esse procedimento pode aumentar as chances de uma gravidez bem-sucedida no futuro, mas também tem riscos e pode ser considerado caro. Então, quais são as principais considerações a fazer antes de tomar a decisão de congelar os óvulos? Veremos a seguir.

Criopreservação de óvulos passo a passo

Cada clínica de fertilidade é diferente, mas aqui está um rápido resumo de como funciona o processo de congelamento de óvulos:

Consulta: encontre uma clínica de fertilidade em que você confie e se sinta bem. Depois marque uma consulta inicial para falar sobre seu histórico médico.

Teste: o próximo passo é testar seus níveis de hormônio da fertilidade para avaliar a quantidade de seus óvulos, ovulação e verificar se há sinais de alerta. A clínica também faz um ultrassom transvaginal para contar seus folículos. Isso verifica quaisquer problemas que inibam um ciclo saudável (como cistos ou problemas com o revestimento uterino) e ajuda a determinar os medicamentos de estimulação mais indicados para você. Há também alguns exames obrigatórios de doenças infecciosas.

Tratamentos hormonais e exames: após concluir os testes, o especialista provavelmente aguardará sua menstruação para iniciar a medicação hormonal. Durante 8 ou 11 dias você irá administrar injeções hormonais para o desenvolvimento de seus folículos ovarianos (em vez de apenas aquele que normalmente cresceria e liberaria um óvulo). Você deve visitar a clínica a cada 1-3 dias para verificar seus níveis sanguíneos e monitorar o crescimento de seus folículos com mais ultrassons. O seu médico irá aumentar ou diminuir as dosagens hormonais de acordo com a necessidade.

Extração e criopreservação: cerca de 2 semanas depois, os óvulos nos folículos estimulados serão extraídos enquanto você estiver sob anestesia. A clínica os congela e faz o armazenamento adequado.

Após o procedimento: o tempo de recuperação é diferente para cada paciente e pode depender do número de óvulos recuperados e da idade. Se menos folículos forem estimulados, o tempo de recuperação pode ser mais rápido. Se mais folículos forem estimulados, a recuperação pode levar mais tempo. De qualquer forma, é comum ganhar um pouco de peso, sentir cólicas e pressão abdominal entre 10 e 14 dias depois do procedimento.  Seu médico pode sugerir que você evite atividade física durante a recuperação. Muitas mulheres menstruam em duas semanas e voltam aos ciclos normais.

E depois? Se e quando você decidir usar seus óvulos, eis o que acontece: seus óvulos serão descongelados, testados, fertilizados (o esperma será injetado no óvulo) e implantados em seu útero através do processo de fertilização in vitro.

Agora vamos compreender melhor cada etapa que envolve a criopreservação

Para coletar óvulos, você precisa de mais óvulos

Quando você ovula naturalmente, seus ovários geralmente liberam um óvulo por volta do dia 14 do seu ciclo menstrual (claro, o momento exato da ovulação depende da duração do seu ciclo – nem todo mundo tem um ciclo de 28 dias). Para congelar seus óvulos, o especialista em saúde reprodutiva precisa planejar exatamente quando você ovulará e induzirá seus ovários a desenvolver vários óvulos de uma só vez.

É aí que entram as injeções hormonais. Normalmente, você passa por cerca de 2 semanas de injeções hormonais diárias (geralmente autoadministradas) e vai à sua clínica a cada 1 ou 3 dias para monitorar os níveis hormonais e o crescimento do folículo.

Cada protocolo de tratamento é diferente. A quantidade de medicação de fertilidade administrada dependerá do número de folículos que você possui e do seu histórico de saúde. Algumas clínicas ajustam protocolos para risco de câncer na família. Se você tiver problemas de saúde específicos ou souber de riscos, pergunte ao seu médico como ele planeja ajustar seu protocolo.

PERGUNTE AO SEU MÉDICO:

  • Como funciona o acompanhamento durante o tratamento? Quantas consultas vou precisar no total?
  • Como seus protocolos mudam com base no histórico de saúde e nos perfis de risco?
  • Com base no meu teste hormonal e na saúde geral, que medicação para fertilidade me será prescrita? Como será a rotina de auto administração de injeções?

Não tenha pressa

Quando seu médico estiver satisfeito com o tamanho dos folículos, a espessura do revestimento uterino e seus níveis de estrogênio, você receberá uma injeção que desencadeia a ovulação composta por um dos três medicamentos, hCG derivado da urina (hCGu), hCG recombinante (hCGr), ou um agonista como Lupron – que alguns médicos optam por usar para mulheres com risco de síndrome da hiperestimulação ovariana.

36 horas após receber a injeção para ovulação (que é quando seus óvulos atingiram a “maturidade” ideal), seu médico a levará para a extração final dos óvulos. Você será sedada e uma agulha guiada por ultrassom será inserida nos folículos para realizar a aspiração dos gametas.

PERGUNTE AO SEU MÉDICO:

  • Qual injeção para ovulação você recomendaria para mim?
  • Quantos procedimentos você já fez?
  • Quantos nascidos vivos resultaram desses procedimentos?

A criopreservação

Essa parte é bem legal. Seus óvulos provavelmente serão congelados usando um processo chamado vitrificação. O nome significa apropriadamente “um estado semelhante ao vidro” e é diferente dos primeiros métodos de “congelamento lento” porque usa altos níveis de um anticongelante chamado crioprotetor que protege o óvulo de cristais de gelo prejudiciais. 

Quanto tempo isso tudo leva? A maioria das clínicas indica uma média de 2 a 3 semanas para um ciclo, desde o início das injeções hormonais até a extração dos óvulos (sem incluir o tempo que leva para esperar a menstruação, como mencionamos). Portanto, do início ao fim – um ciclo de criopreservação de óvulos pode levar de 2 a 3 meses.

PERGUNTE AO SEU MÉDICO:

  • Qual é o método específico que você usa para congelar óvulos?
  • Há quanto tempo você usa esse método?

Quantos óvulos eu preciso para realizar o congelamento?

Embora não haja um número definido de óvulos que você deve congelar, os médicos podem sugerir de 15 a 40, dependendo da sua idade. 

Tenha em mente que coletar essa quantidade de óvulos pode levar mais de um ciclo de coleta – não é necessariamente “um e pronto”. Ao mesmo tempo, não ter o número “recomendado” de óvulos não significa necessariamente que uma mulher não terá sucesso em engravidar. Seja qual for o corte, a criopreservação de óvulos não é uma garantia, mas pode aumentar a probabilidade de gravidez.

PERGUNTE AO SEU MÉDICO:

  • Com base no meu perfil, quantos ovos você espera coletar?
  • Quantos ovos no total você recomendaria coletar para alguém como eu?
  • Quais são os custos de cada ciclo?
  • Você pode me falar um pouco sobre o sucesso de pacientes que tiveram um perfil semelhante?

Síndrome da hiperestimulação ovariana

A síndrome da hiperestimulação ovariana (SHO) é um problema que algumas mulheres enfrentam com tratamentos de fertilidade. Formas leves de SHO são comuns. Ter muita medicação hormonal em seu sistema pode fazer com que seus ovários fiquem inflamados e doloridos.

Isso pode causar sintomas semelhantes a um ciclo menstrual, incluindo náusea, cólicas e inchaço. Em casos mais graves, pode causar falta de ar e acúmulo de líquido nos pulmões, abdômen, útero e até mesmo ser fatal. Um estudo de 2014 mostrou que a estimulação necessária para extrair mais de 15 óvulos pode levar a maiores riscos de SHO. Seu médico usará exames de sangue e ultrassonografias transvaginais para mitigar esse risco. 

PERGUNTE AO SEU MÉDICO:

  • Dado o meu perfil de saúde, como você planeja mitigar a SHO?
  • Como você lidou com casos de SHO no passado? Quantos você viu?
  • Você tem motivos para acreditar que eu sou mais ou menos propensa a SHO?

Anormalidades genéticas: congelar seus óvulos não apresenta riscos genéticos específicos. Na verdade, se você decidir usar seus óvulos congelados, terá a opção de fazer testes genéticos depois de descongelados e fertilizados. Este teste genético pode ajudar um médico a determinar quais embriões implantar em seu útero. 

Implantação: há também a possibilidade de que seu óvulo congelado, agora fertilizado, não se implante adequadamente em seu útero. Isso pode acontecer se o revestimento uterino for muito fino, a ovulação ocorrer muito cedo ou se houver excesso de líquido no útero. Isso também pode acontecer se um embrião for considerado anormal pelo corpo. Tenha em mente, porém, que todos os óvulos – frescos ou congelados – podem ter dificuldade de implantação.

PERGUNTE AO SEU MÉDICO:

  • Antes de fertilizar meus óvulos, que tipos de testes genéticos vocês oferecem? Qual o custo?
  • As pacientes que voltaram a usar seus óvulos congelados tiveram dificuldade de implantação? O que você faz para amenizar isso?

Fertilidade primeiro, criopreservação de óvulos depois

Tomar a decisão de congelar seus óvulos é um grande passo, mas não precisa ser o primeiro. Há muito que você pode fazer para aprender e monitorar a fertilidade antes de estar pronta para as crianças. Você pode verificar os principais hormônios da fertilidade e rastreá-los ao longo do tempo e usar seus níveis para conversar com seu médico. 

Muitas mulheres optam por congelar seus óvulos e se sentem completamente empoderadas por isso. Com as informações em mãos, você e seu médico podem se aprofundar e tomar decisões que fazem você se sentir incrível sobre o planejamento familiar no futuro.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter