Estilo de Vida e Fertilidade: o que fazer e o que evitar

Estilo de Vida e Fertilidade

Não existe uma fórmula milagrosa quando o assunto é fertilidade. Afinal, cada corpo é diferente. No entanto, há algumas mudanças que você pode realizar para se preparar caso esteja considerando engravidar. A seguir, iremos apresentar a relação entre estilo de vida e fertilidade. Saiba o que fazer e o que evitar para aumentar as chances de conceber.

Use vidro em vez de plástico para armazenamento de alimentos e bebidas

Você pode ter ouvido falar sobre garrafas de água e outros recipientes livres de BPA e se perguntou o que isso significa. Existem elementos químicos chamados desreguladores endócrinos (DEs) que estão presentes e, itens do dia a dia, incluindo garrafas plásticas e até produtos menstruais. Os principais DEs a serem observados são o bisfenol A (BPA), parabenos, pesticidas, ftalatos e sulfatos. 

Essas substâncias químicas imitam os hormônios que seu corpo produz e podem causar alterações hormonais. Há evidências de que tais mudanças afetam a ovulação de forma negativa, também os resultados da gravidez e estão possivelmente ligadas à síndrome dos ovários policísticos (SOP), miomas uterinos e endometriose.

Como reduzir sua exposição aos desreguladores endócrino a zero é praticamente impossível, os especialistas na área recomendam algumas etapas para reduzir sua exposição, como não colocar alimentos em plásticos no micro-ondas e comprar ou armazenar alimentos em vidro sempre que possível.

Tome vitaminas pré-natais com ácido fólico

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é encontrado em alimentos como folhas verdes, fígado, aspargos, couve-de-bruxelas e ovos. Também está disponível em vitaminas pré-natais fabricadas por laboratórios. 

O folato desempenha um papel na prevenção de defeitos congênitos, particularmente aqueles do tubo neural (como espinha bífida e anencefalia.

O American College of Obstetrics and Gynecologists (ACOG) recomenda 400 mcg por dia de folato suplementar pelo menos um mês antes de conceber. Isso dá ao seu corpo tempo suficiente para acumular os nutrientes necessários para uma gravidez saudável.

Conheça a relação entre peso e fertilidade

Embora pessoas com diferentes constituições físicas engravidem, o peso e o percentual de gordura corporal podem afetar a concepção. Um baixo percentual de gordura corporal pode tornar o hipotálamo (uma parte vital do cérebro) lento e levar a períodos irregulares ou ausentes. Um alto percentual de gordura corporal pode aumentar os níveis de estrogênio, o que também interfere no seu ciclo menstrual.

Em geral, embora seja natural perder ou ganhar peso ao longo da vida, evitar o ganho ou perda de peso futuro faz diferença em seu estilo de vida e fertilidade. Dito isto, seu médico provavelmente terá recomendações específicas para você.

Pare de fumar

Parar de fumar é difícil, mas parar a qualquer momento é benéfico para sua saúde, seu estilo de vida e fertilidade. Os produtos químicos presentes na fumaça do cigarro (nicotina, cianeto e monóxido de carbono) podem acelerar a perda de óvulos e, uma vez perdidos, não há como substituí-los (nascemos com todos os óvulos que teremos).

Esses mesmos produtos químicos afetam negativamente a qualidade dos gametas, bem como a função de seus ovários e podem resultar em menopausa precoce. Fumar também tem efeitos negativos sobre o esperma (diminuição da qualidade, diminuição da motilidade, incapacidade de fertilizar óvulos e formato anormal dos espermatozoides).

Entretanto, ao parar de fumar, a fertilidade melhora. Então não hesite em procurar apoio se precisar de ajuda para largar esse vício. (Clique aqui e saiba mais)

 Faça teste/tratamentos para ISTs

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são extremamente comuns e muitas pessoas as têm e não sabem. Portanto, enquanto você planeja sua gravidez, certifique-se de incluir testes de IST. 

Quando, por exemplo, clamídia e gonorreia não são tratadas, elas podem levar à doença inflamatória pélvica (DIP), uma infecção capaz de prejudicar seriamente o aparelho reprodutor feminino. A DIP pode resultar em danos ao útero, ovários e às trompas de Falópio, que é a causa de 30% dos casos de infertilidade entre pessoas com ovários.

Tenha em mente que algumas ISTs, como HPV e herpes, não apresentam sintomas, fato que torna extremamente importante que você e seu parceiro(a) sejam testados regularmente. E se você testar positivo para qualquer IST, poderá ser tratada e reduzir as chances de problemas futuros.

Entenda a resistência à insulina

A resistência à insulina é exatamente o que parece: as células do seu corpo não respondem ao processamento desse hormônio produzido pelo pâncreas que ajuda a controlar a quantidade de glicose (açúcar) no sangue. 

Essa condição pode não apenas desencadear a produção excessiva de andrógenos de seus ovários, mas também bloquear o desenvolvimento do folículo ovariano e a ovulação, além de interferir na produção do hormônio luteinizante (LH) da glândula pituitária. 

Pessoas com síndrome dos ovários policísticos (SOP) correm um risco maior de apresentar resistência à insulina. Estima-se que 70% das pessoas com SOP a tenham, mas a SOP não causa necessariamente essa disfunção.

Se você tiver períodos irregulares ou se sua menstruação desapareceu completamente, converse com seu médico. A resistência à insulina pode ser tratada com medicamentos, exercícios e alimentação balanceada.

O estresse não é seu amigo

Há muitas boas razões para diminuir seus níveis de estresse e aqui está outra: o estresse pode ter um impacto negativo em sua fertilidade. Embora a pesquisa nessa área seja mista e o tema difícil de estudar, vários estudos apontam para uma conexão entre estresse, estilo de vida e fertilidade.

É uma via de mão dupla: pensar em fertilidade pode ser estressante e, no entanto, muitos especialistas recomendam evitar o estresse quando você está grávida ou tentando engravidar. 

Gerenciar o estresse por conta própria é difícil, então não hesite em procurar ajuda, especialmente se você sentir que o estresse está prejudicando seu cotidiano ou afetando sua saúde física (ataques de pânico, insônia, palpitações cardíacas, etc.).

Sobre aquele café da manhã e os drinks depois do trabalho

É recomendado limitar o consumo de cafeína a 1 ou 2 xícaras de café por dia. Quando o assunto é álcool, tomar 1 ou 2 doses por dia não afetará negativamente suas chances de conceber. Por outro lado, há pesquisas que mostram que esse nível de consumo moderado pode ser prejudicial. Dito isto, nenhuma quantidade de álcool durante a gravidez se mostrou segura.

No final das contas. Seja consciente sobre o consumo de cafeína e álcool e encontre o que funciona melhor para você.

Conclusão sobre Estilo de Vida e Fertilidade

Podemos observar que estilo de vida e fertilidade estão intimamente relacionados. Nossas escolhas também têm desdobramentos quando o assunto é conceber. Esteja atenta aos aspectos citados e identifique quais deles podem ser mais difíceis de lidar. Não hesite em procurar ajuda profissional para um direcionamento correto.

Caso tenha qualquer dúvida, saiba que a Clínica FGO está sempre de portas abertas.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter