Você sabe como funciona a doação de óvulos?

Você sabe como funciona a doação de óvulos?

O que é doação de óvulos?

A doação de óvulos é quando uma mulher (doadora) dá seus óvulos a outra mulher (destinatária/receptora) para permitir que a receptora tenha um bebê. Para doar óvulos, a doadora deve receber medicamentos que farão com que ela desenvolva vários óvulos em um único ciclo. 

Os óvulos são então removidos da doadora com uma agulha para aspiração, conectada a uma sonda de ultrassom através dos tecidos vaginais. Os óvulos são então suavemente aspirados (sugados) dos ovários. Uma vez que os oócitos são removidos, eles são avaliados por um embriologista.

Em seguida, o esperma do parceiro ou de um banco de esperma é injetado em cada óvulo. Este processo é chamado de fertilização in vitro (FIV).

Como a receptora é preparada para a transferência do embrião?

O útero da receptora deve estar sincronizado com a estimulação da doadora para estarem prontos ao mesmo tempo. Existem várias maneiras de conseguir isso. Se a mulher ainda tem ciclos menstruais regulares, um medicamento é frequentemente usado para suprimir seus ovários e seu ciclo menstrual. 

Uma vez que a doadora inicia a medicação para estimular seus ovários, a receptora começa a tomar estrogênio para desenvolver seu revestimento uterino. Na época da recuperação do óvulo, a receptora começará a tomar progesterona para permitir a implantação do embrião (óvulo fertilizado). O(s) embrião(ões) será(ão) transferido(s) para o útero da receptora três a cinco dias após a fertilização. Os hormônios continuam a ser administrados até o teste de gravidez e, se o resultado for positivo, durante a primeira parte do primeiro trimestre da gestação.

Quem deve considerar o uso da doação de óvulos?

A doação de óvulos é indicada para mulheres que desejam ter um filho, mas não podem engravidar com seus próprios óvulos. Isso pode acontecer quando a paciente nasceu sem ovários, está na menopausa, não respondeu adequadamente à estimulação hormonal de seus ovários no passado ou teve óvulos ou embriões de baixa qualidade com tentativas anteriores de fertilização in vitro. As mulheres também podem optar por recorrer à doação de óvulos se tiverem uma doença genética que não desejam passar para seus filhos.

Quem pode se tornar uma doadora de óvulos?

As doadoras de óvulos são mulheres, geralmente entre 21 e 34 anos, que estão dispostas a fornecer seus óvulos a uma receptora. No Brasil, a doação de óvulos é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina, por Resolução da Anvisa e pela Lei de Biossegurança. Tais leis definem que a doação de células e pré-embriões deve ser sigilosa, não remunerada e sem nenhum caráter comercial ou que vise o lucro.

Quais exames são realizados na doadora antes da doação de óvulos?

A doadora é testada para infecções como HIV, hepatite B e C, gonorreia, clamídia e sífilis. Todas as doadoras devem ser testadas para ter certeza de que não são portadoras do gene da fibrose cística. Algumas clínicas realizam análises cromossômicas e testam a síndrome do X frágil. Testes psicométricos geralmente são feitos como parte da triagem de saúde mental.

Como a receptora deve ser avaliada?

A avaliação da receptora é semelhante à de casais submetidos à fertilização in vitro de rotina. Isso deve incluir um histórico médico abrangente dos parceiros, incluindo tipo sanguíneo e fator Rh, e testes para doenças sexualmente transmissíveis, incluindo HIV, hepatite, gonorreia, clamídia e sífilis. O casal deve ser aconselhado por um profissional de saúde mental sobre a complexidade da decisão de usar óvulos doados.

A receptora também deve fazer um exame pélvico e uma avaliação do útero. Se ela tiver mais de 45 anos, uma avaliação mais completa deve ser feita, incluindo teste da função cardíaca e risco de doenças relacionadas à gravidez. Ela também pode ser aconselhada a consultar um médico especializado em gravidez de alto risco. O esperma do parceiro deve ser analisado e a triagem genética apropriada deve ser obtida com base em seu histórico médico.

Qual é a chance de que um ciclo de óvulos de doadoras resulte em gravidez?

O sucesso da doação de óvulos depende de muitos fatores, mas não se considera a relação com a idade da receptora. 

Atualmente as taxas de sucesso a cada transferência de embrião variam entre 55% e 65%. Todavia, a taxa cumulativa de sucesso após 3 ciclos de ovodoação atinge mais de 90%.

Entre em contato com seu médico de confiança para tirar todas as dúvidas que possam surgir. Informe-se antes de tomar qualquer decisão. Lembre-se: a Clínica FGO está sempre à sua disposição.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter