DSTs: Perigo para a Fertilidade

DSTs: Perigo para a Fertilidade

Entenda mais sobre a relação prejudicial entre DSTs e fertilidade

Desde os tempos de escola a gente aprende que precisa praticar sexo seguro para não engravidar. Mas o que pouca gente sabe é que se não usar preservativos e se contaminar com uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), a gravidez pode nunca mais acontecer, mesmo se for desejada.

As DSTs, transmitidas de pessoa para pessoa por contato sexual, afetam uma em cada três mulheres sexualmente ativas até os 24 anos e são as principais causadoras de infertilidade. Entre as DSTs mais comuns estão: infecção por clamídia, gonorreia, sífilis, AIDS, herpes genital, hepatite C e B e a tricomoníase. Como normalmente estas doenças apresentam poucos sintomas visíveis, elas acabam não sendo tratadas e ameaçam a fertilidade.

Infecções prolongadas, por exemplo, frequentemente resultam em doença inflamatória pélvica (DIP) e em obstruções das tubas. Isto ameaça a fertilidade, porque a fecundação do óvulo pelo espermatozóide acontece no interior das tubas. O bloqueio torna impossível que o espermatozóide e o óvulo se encontrem de uma forma natural, que acontece nas tubas uterinas, sem tratamento.
Embora os preservativos possam reduzir muito o risco de contágio contra as DSTs quando usados sempre e da maneira correta, eles não garantem 100% de proteção.

É muito importante falar com seus parceiros sobre seus antecedentes sexuais e criar um relacionamento de confiança com seu médico, que está lá para manter e melhorar sua saúde, não para julgar suas decisões sexuais. Portanto, se você é sexualmente ativa, peça a seu médico um exame de DST e repita-o regularmente.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

DST frequentemente não tem sintomas.

Quando a DST é descoberta no início, alguns tratamentos podem ser simples, com antibióticos, por exemplo. Mas se uma DST permanece oculta, o dano pode ser permanente e alterar ou até ameaçar a vida da pessoa contaminada. É impossível desenvolver imunidade às DSTs e algumas são incuráveis.

As DSTs não têm nada a ver com limpeza ou aparência, nem respeitam fronteiras geográficas ou sócio-econômicas.

As DSTs podem ser transmitidas por sexo oral, vaginal ou anal. Mesmo que não haja penetração, pode acontecer o contágio.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter