Espermograma. Saiba como analisar e quando se preocupar.

Espermograma. Saiba como analisar e quando se preocupar.

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

A análise do sêmen é geralmente feita em um laboratório especializado. O homem colhe o sêmen em um recipiente adequado. O mesmo deve então ser analisado dentro de algumas horas (2-3 horas), para resultados mais precisos.

Os seguintes parâmetros são avaliados:

Volume total

O normal é entre 2 e 5 mililitros. Volumes muito baixos indicam problemas nas vesículas seminais ou problemas com a próstata.

Quantidade de esperma (concentração)

De 15 a 300 milhões é a variação normal para o número de espermatozóides por mililitro. Contagens abaixo de 15 milhões são consideradas inadequadas, contagens de 20 milhões ou mais pode ser considerado adequados se a motilidade e morfologia forem normais.

Motilidade e Velocidade

Dois aspectos da motilidade serão avaliados:

– O número de células móveis. (pelo menos 50% devem ser ativos)

– A qualidade do movimento dos espermatozoides. (pelo menos 25% de lineares rápidos)

Kruger (estrita) teste de morfologia (estudo da forma)

Examina a forma e tamanho da cabeça do espermatozóide. Os resultados normais são quando 14% ou mais dos espermatozoides possuem cabeças com formas normais. Homens com menos de 4% de espermatozóides com forma normal tem problemas significativos de infertilidade.

Liquefação

Estará normal quando o sêmen se transforma imediatamente em gel que se liquefaz em até 20 minutos. Quando existe problemas para coagular e em seguida liquefazer pode indicar um problema com as vesículas seminais.

Frutose Seminal

Se nenhuma frutose estiver presente, pode indicar ausência congênita dos vasos deferentes ou vesículas seminais ou ainda obstrução do ducto ejaculatório.

Culturas

O médico pode examinar o esperma e/ou a secreção uretral para a presença de doenças sexualmente transmissíveis ou outras bactérias.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter