Hora de dar adeus às fraldas

Hora de dar adeus às fraldas

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Com cerca de um ano e meio o pequeno já adquire o controle dos músculos e nervos do ânus e da uretra, época ideal para começar dar adeus às fraldas. Não é aconselhável deixar passar muito tempo, pois a criança pode se acomodar e, depois, o processo pode ficar mais complicado.

Normalmente, quando a criança já está pronta, ela costuma avisar que fez xixi ou cocô, mas só depois de tê-lo feito. Aos poucos, começa a dizer com antecedência, sinal para incentivá-la a usar o peniquinho.

A fralda diurna é a primeira a ser abolida. Você pode começar colocando a criança, assim que ela acordar, no penico ou no vaso sanitário – desde que tenha um redutor de assento. No início é comum que a criança faça apenas um pouquinho de xixi, mas a cada duas horas é necessário leva-la ao banheiro novamente. Com o cocô é mais fácil, pois basta levar o pequeno ao banheiro no horário habitual. Nesta primeira fase, que deve durar cerca de 1 semana, espere ao lado, sem apressar, até que ele finalize a tarefa.

Depois de cerca de uma semana, continue levando a criança para fazer xixi e cocô, mas deixe-a sozinha no banheiro e peça que chame quando tiver terminado. Espere mais uma ou duas semanas e passe a deixar a decisão de ir ao banheiro por conta da criança, mas perguntando se ela não está com vontade, pelo menos umas quatro vezes ao dia. Depois de mais uns dias, pare de perguntar e de oferecer e deixe que a criança vá ao banheiro por conta própria.

Quando conseguir controlar o xixi e o cocô e aprender a usar o penico ou vaso sanitário (o que pode levar até quatro meses) é hora de abandonar a fralda noturna. Para isso, é necessário que a criança durma em cama, pois ela precisa conseguir acordar e ir sozinha ao banheiro, se necessário. Nesta fase, exclua a última mamada, para não sobrecarregar a bexiga, e sempre cuide para que a criança faça xixi antes de dormir.

O processo para abandonar a fralda requer incentivo dos pais e muita paciência. Mesmo depois de bem estabelecido, até os quatro anos acidentes são normais e não é aconselhável nenhum tipo de punição se a criança falhar, pois a vergonha e a culpa podem retardar o processo. Dizer coisas como: “Você fez xixi na calça, mas não tem problema e da próxima vez conseguirá chegar a tempo ao banheiro” vai incentivar o pequeno e ajudar para o adeus definitivo às fraldas.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter