Infertilidade e suas causas: O Fator Uterino

Infertilidade e suas causas: O Fator Uterino

Saiba mais nesse artigo sobre infertilidade e suas causas.

O útero é o órgão mais importante para a reprodução. É nele que ocorre a migração dos espermas, a implantação e o desenvolvimento do feto. Alterações no fator uterino que atrapalhem qualquer uma destas fases podem impedir a gravidez.

Um raio-x especial chamado histerosalpingografia (HSG) pode revelar problemas, como defeitos na parte interna do útero ou nas trompas de falópio. O exame é feito depois que a menstruação termina e antes da ovulação. Um contraste é injetado pelo canal cervical e mostra eventuais tecidos fibrosos, pólipos ou uma cavidade uterina malformada.

Esses problemas são detectados em cerca de 5% das mulheres inférteis e podem atrapalhar a implantação do embrião no útero ou aumentar as chances de aborto.

Dependendo do resultado da HSG pode ser necessário fazer uma histeroscopia, que é uma endoscopia da cavidade uterina. Através dela podemos detectar e tratar doenças como miomas, pólipos e aderências intra-uterinas, e também inflamação da mucosa uterina, chamada de endometrite.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter