Infertilidade sem causa aparente ou fatores incomuns

A infertilidade sem causa aparente ocorre em 5 a 10% dos casais que querem ter filhos, mesmo sem conseguirem engravidar, os exames realizados acusam normalidade. E numa porcentagem ainda maior, apenas pequenas anormalidades como “feridinhas” no útero ou pequenas alterações na contagem dos espermatozoides acabam sendo encontradas.

Medicamentos para indução da ovulação e/ou inseminação intra-uterina têm sido usados empiricamente para tratar a infertilidade sem causa aparente com sucesso limitado. Se não ocorrer a gravidez em três ciclos de tratamento, os casais devem fazer uma reavaliação dos fatores e/ou tentar as técnicas de reprodução assistida (FIV e ICSI).

Os programas de reprodução assistida têm um índice de sucesso de 35 a 55%. O sucesso depende de muitos fatores, especialmente a idade da mulher e os motivos de sua infertilidade. Os casais que tentam três ciclos de FIV têm até 90% de chances de engravidar.

FIV – fertilização in Vitro – a mulher recebe drogas indutoras da ovulação para que seus óvulos sejam coletados e levados ao laboratório, enquanto os espermatozoides do parceiro também são coletados e preparados. Os óvulos e espermatozoides são colocados em um meio especial de cultura para que ocorra a fecundação. Se a fertilização for bem sucedida, dará origem a pré-embriões, que serão transferidos para o útero em 48, 72 ou até 120 horas após a fertilização. Após 12 dias é feito um teste de sangue para confirmar a gravidez.

ICSI – injeção intra-citoplasmática de espermatozoide – um único espermatozoide é injetado em cada óvulo disponível sob visão de um microscópio especial e através da utilização de microagulhas (micromanipulação dos gametas).

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Dores Perna Endometriose

Dor nas pernas relacionada à endometriose

A dor nas pernas pode variar em sua localização e intensidade. Algumas pacientes podem relatar que a dor é crônica e persistente ou causa uma dor generalizada, enquanto outras podem ter uma dor aguda e penetrante que pode ser localizada em um ponto específico. 

Vacina Covid19 fertilidade gravidez

Vacina Covid19 fertilidade gravidez

Vacina Covid-19 fertilidade gravidez – Uma recomendação universal para a vacinação COVID-19 em mulheres em tratamento de fertilização in vitro ou que estão grávidas não

FIV gravidez vacina Covid-19

FIV gravidez vacina Covid-19

FIV gravidez vacina Covid-19 – Uma Visão a favor da vacinação – Mulheres em tratamento de fertilização in vitro ou que estão no primeiro trimestre

preservar-a-fertilidade

Preservar a fertilidade

Preservar a fertilidade de forma eletiva para o declínio de fertilidade relacionado à idade é uma evolução e uma realidade Preservar a fertilidade de forma

endometriose e congelamento de óvulos

Endometriose e congelamento de óvulos

Endometriose e congelamento de óvulos – vitrificação de oócitos e preservação da fertilidade por razões médicas diferentes do câncer Endometriose e congelamento de óvulos –