Lugar de Bebê é em Casa?

Lugar de Bebê é em Casa?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Depois do nascimento do bebê, as mamães sentem muito a mudança na rotina. A maioria fica um período sem trabalhar se dedicando aos cuidados com o pequeno.

Nos primeiros dias, o bebê requer muita atenção e cuidados. As mamadas e trocas de fraldas são constantes e muitas mulheres quase não têm tempo para mais nada, sem contar que o pós parto pode ser um pouco incômodo. Depois de passadas as primeiras semanas, o tempo dispensado com o bebê vai ficando cada vez mais espaçado e é aí que a mulher pode começar a se sentir sozinha e sem ter o que fazer. Mas não se preocupe, não é porque você tem um bebezinho agora que vai ter que ficar da sala para o quarto o dia todo!

Em muitos casos a primeira saída do bebê costuma ser a visita ao pediatra, que acontece cerca de 1 semana após o nascimento. Antes desse período, apesar de não ser proibido, os pediatras não recomendam que se passeie com o bebê, pois o contato com muitas pessoas pode transmitir alguns tipos de vírus.

À medida que os dias vão passando, passeios em parques e praças, visita à casa de amigas e familiares vão ficando cada vez mais liberados. Para garantir que o bebê ficará bem só é preciso tomar alguns cuidados básicos, como levar tudo que ele vai precisar (fraldas, roupas extras, papinhas, mamadeira e o que mais for necessário, de acordo com a idade) e escolher lugares sem muita aglomeração ou muito barulho, que tenha um local para se proteger do vento, chuva ou sol.
Um exemplo interessante de passeio cultural que pode ser feito com o bebê é o Cine Materna, que tem sessões de cinema com som reduzido, luzes um pouco acesas, ar condicionado mais ameno, trocadores e até mesmo um “estacionamento de carrinhos”, para que mamães – e também papais – possam curtir diversos filmes sem precisar descuidar do pequeno!

Acesse: www.cinematerna.org.br

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter