Náuseas: Administrando o mal-estar matinal

Náuseas: Administrando o mal-estar matinal

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Esses sintomas são desencadeados pelos hormônios da gravidez, que, é claro, estão presentes em muito maior intensidade quando se está esperando mais de um bebê. Por outro lado, sentir enjoo é um sintoma positivo: ele indica que a placenta está crescendo e produzindo hormônios suficientes para a gravidez continuar.
É importante encontrarmos maneiras práticas de lidar com as náuseas, não só porque você quer se sentir melhor, como também devido à necessidade de se alimentar e – tenha isso em mente – para que o bebê esteja bem nutrido. Felizmente, existem novas estratégias e técnicas comprovadas pelo tempo para enfrentar e sobrepujar as náuseas matinais da gravidez. Use o método de tentativa e erro para escolher a técnica que melhor lhe convém.

DICAS:

● A mais nova estratégia no tratamento das náuseas e vômitos da gravidez é o método do salgado e doce. Experimente comer alguns pretzels e tomar limonada, ou chips e Coca-Cola. Embora esses alimentos não sejam nutritivos, são fáceis de digerir, e isso é importante durante essa fácil difícil da gravidez.

● Ficar muito tempo sem comer ou beber causa diminuição do açúcar do sangue, o que por sua vez provoca náusea. Portanto coma frequentemente, pelo menos a cada duas horas. Na sua bolsa ou maleta, carregue lanches práticos como biscoitos recheados e caixas de sucos.

● O fato de que comer somente frutas melhora as náuseas matinais é um mito. Embora as frutas aumentem rapidamente a glicose no sangue, o que faz você se sentir melhor por algum tempo, muito cedo seu açúcar volta a cair, e você se torna mais nauseada do que antes. Para manter o açúcar no sangue estável, assegure-se de comer um pouco de proteína associada com um lanche que forneça carbohidrato.

● Saiba que os alimentos de que você usualmente gosta podem não lhe apetecer agora. O contrário também é verdadeiro.

● Algumas mulheres acham que produtos lácteos caem melhor no estômago. Quando a náusea piorar, beba um pouco de leite, coma iogurte, queijo cottage ou tome um milk-shake. Se você tende a vomitar mesmo com o estômago vazio, experimente chupar um picolé de limão ou creme.

● Se pela manhã é sua pior hora, coloque o alarme para 2 horas da madrugada (a menos que você conte com uma bexiga cheia para acordá-la no meio da noite). Levante-se e coma uma xícara de cereais com leite, então volte a dormir. Quando você acordar pela manhã, seu nível de açúcar do sangue não estará tão baixo como poderia estar. Para muitas mulheres isso reduz o mal-estar matinal e as náuseas.

● Se você não pode se levantar de madrugada (apesar de tudo, você estará logo fazendo isso, querendo ou não, quando o bebê tiver nascido, coma biscoitos de água e sal ou crackers, ou ainda o famoso romeu-e-julieta (goiabada com queijo), ao se deitar.

● Coma aos pequenos bocados assim que você acordar de manhã, mesmo antes de sair das cobertas. Ou peça ao seu parceiro que lhe providencie pequenos bocados do café da manhã na cama.

● Guarde um diário de náuseas. Por poucos dias, anote os alimentos que você experimenta para encontrar um padrão para a sua náusea. Você vai notar, por exemplo, que comer frituras a manda direto ao banheiro. Evite batatas fritas; prefira batata cozida, mais nutritiva e de mais fácil digestão.

● Em seu diário, tome nota, também, de qualquer cheiro que aborreça seu estômago, então trate de evitá-lo. Os cheiros “ofensivos” mais comuns são de cigarro, perfumes, café e peixe.

● Algumas mães acham que chá da raiz de gengibre “acalma” o estômago. Tente esta receita:
-descasque e corte em pequenos pedaços um meio dedo de raiz de gengibre fresca. Coloque numa caneca e encha de água fervendo; abafe por 8 minutos. Adicione açúcar mascavo a gosto.

● Você prefere engolir uma pílula a fazer chás ou vitaminas? Um estudo publicado em 2001 encontrou que, em doses de 1 grama ao dia, cápsulas contendo gengibre reduzem significativamente as náuseas e vômitos da gravidez.

● Vista-se confortavelmente. Roupas muito apertadas em torno da cintura ou do pescoço podem iniciar um reflexo de vômito. Evite colares ou golas apertadas; prefira blusas com decote em V. procure as lojas de gestantes e adquira roupas apropriadas, em vez de ficar se batendo dentro do seu guarda-roupa pré-gravidez. Use cintos em volta dos quadris e não na cintura. Use calcinhas tipo biquíni.

● Experimente técnicas chinesas como acupressão ou acupuntura.

Nenhuma dessas estratégias funcionou para aliviar suas náuseas? Não fique se martirizando. Ao contrário, ligue para seu obstetra se:

-Você não come nem bebe algo há 24horas ou mais.
-Sua boca, olhos e pele estão muito secos.
-Você está ficando muito fraca ou fatigada.
-Sua habilidade de se concentrar está diminuindo

Esses sinais são de desidratação severa. Você pode necessitar de hospitalização para receber fluídos e nutrientes e medicações endovenosas. Na verdade, 42 mil norte-americanas são internadas por ano em virtude de náuseas e vômitos excessivos na gravidez, um quadro que denominamos hiperemese gravídica (hyperemesis gravidarum). O tratamento que recebe no hospital ajuda você a se restabelecer rapidamente, e é disso que o bebê precisa.
Fique tranquila, pois para a maioria das mamães (inclusive de múltiplos) os sintomas arrefecem no final do 1º trimestre.

Você encontra essas e outras informações no livro: “RECEITAS PARA GRÁVIDAS”

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter