Por que não consigo engravidar?

Por que não consigo engravidar?

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

É natural que a maior parte das mulheres possua um grande desejo de ser mãe e sonhe com esse momento, constituir uma família feliz parece ser uma constante nos planos dos casais.

Porém nem sempre os sonhos se realizam de acordo com os planos e, quando chega a hora de esperar pela gravidez, nada acontece. Surge aquela sensação de frustração na qual ter que esperar para enfrentar mais um mês de expectativas parece se transformar numa eternidade.

Infelizmente muitos casais se deparam com um fato inesperado quando decidem ter um filho: a infertilidade que pode ser permanente ou temporária. Mulheres que fazem uso de anticoncepcionais orais, podem engravidar assim que o uso seja interrompido ou até mesmo quando é tomado de forma incorreta. Já os anticoncepcionais injetáveis, de aplicação mensal ou trimestral possuem efeito cumulativo no organismo, podendo demorar até 12 meses para conseguir engravidar.

Sendo assim, caso não engravide naturalmente num período de 01 ano, o casal deve procurar ajuda de um especialista. Se a mulher tiver idade superior aos 35 anos, este período não deve ultrapassar 06 meses.

A constatação de problemas de fertilidade só é feita pelo especialista em Reprodução Humana, onde poderá solicitar exames específicos que auxiliarão no diagnóstico e a traçar tratamentos precisos para cada disfunção.

A infertilidade conjugal pode ser revertida em muitos casos, com tratamentos adequados, as chances de gravidez aumentam muito.

Relacionamos algumas causas comuns da infertilidade feminina:

As causas mais comuns da infertilidade masculina:

Ausência de produção, a diminuição do número, pouca mobilidade ou a produção anormal de espermatozoides:

  • Varicocele;
  • Infecções nos testículos ou epidídimos;
  • Disfunções na próstata
  • Azoospermia
  • Uso de medicamentos que podem prejudicar a função do testículo; (imunosupressores, esteroides anabolizantes, etc)
  • Causas genéticas:
  • Fibrose cística.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter