Razões para congelar embriões durante a FIV

congelamento de embriões

Um pouco de história

Poucas descobertas impactaram tanto o resultado dos tratamentos de FIV como a implementação da vitrificação – uma forma de congelamento que envolve a habilidade de preservar embriões e óvulos sem alterar sua viabilidade original. A vitrificação ou congelamento rápido revolucionou a fertilização in vitro nos últimos dez anos.

Congelamento lento

A primeira transferência de embriões congelados com sucesso foi em 1983, dando início a era do congelamento lento. A partir de 2008 iniciou-se a era do congelamento rápido – vitrificação. A grande maioria das transferências nesse período eram feitas a fresco. Por exemplo, em 2005, aproximadamente 83% de todos os ciclos de não doadoras foram transferências a fresco e apenas 17% foram transferências de embriões congelados. (https://www.cdc.gov/art/index.html).

Vitrificação

A vitrificação mudou os paradigmas da prática clínica e da transferência de embriões. Em 2016, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC-USA), 50% de todos os ciclos de não doadoras foram transferências de embriões congelados, um aumento de 3 vezes em relação aos 10 anos anteriores.

A razão mais comum para se congelar embriões

A razão óbvia para crio preservar é manter embriões supranumerários não utilizados a fresco para uso posterior.

Por que crio preservar todos os embriões?

Os pacientes e seus médicos temiam desperdiçar um embrião potencialmente bem-sucedido ao criopreservá-lo. Essa abordagem teve o efeito indesejável de incentivar os centros de FIV a transferir vários embriões simultaneamente, o que levou a uma taxa de gravidez múltipla de 35% em ciclos frescos.(https://www.cdc.gov/art/index.html).

Síndrome de Hiperestimulação Ovariana

A estratégia de congelar tudo é indicada quando uma paciente apresenta síndrome de hiperestimulação ovariana (OHSS) no momento da nova transferência. O simples risco de síndrome de hiperestimulação ovariana também é um cenário em que o congelamento de todos é altamente indicado (Davenport, M.J. et al, Roque M. et al).

Pobre resposta Ovariana

Congelar tudo pode ser indicado para resposta ovariana pobre e / ou estimulação prolongada, níveis elevados de progesterona no final da fase de estimulação ovariana, número baixo de oócitos / embriões e outras condições de fertilidade, como endometriose (Chen Z.J. et al, Wang A. et al, Mohamed A.M. et al).

Preservação da fertilidade

Alguns pacientes podem optar por congelar todos os embriões como parte de uma estratégia de preservação da fertilidade por razões médicas ou sociais. A preservação da fertilidade por meio do crio-banco de embriões, tanto para mulheres solteiras quanto para casadas, usando espermatozoides do parceiro ou doador, está aumentando em popularidade e frequência (Bedoschi, G.).

Biópsia de embriões para estudo genético

A biópsia de embriões (teste genético pré-implantação para aneuploidia [PGT-A], doenças monogênicas [PGT-M] e rearranjos estruturais cromossômicos [PGT-SR]) é quase sempre uma razão para congelar todos os embriões biopsiados, pois o tempo necessário para relatar um diagnóstico genético excede o tempo máximo que os embriões podem sobreviver em cultura. Isso é especialmente verdadeiro porque as biópsias geralmente são realizadas no estágio de blastocisto.

Nossos agradecimentos ao Dr. Zsolt Peter Nagy (Reproductive Biology Associates- Atlanta) pela excelente publicação na revista F&S. https://www.fertstert.org/article/S0015-0282(19)32610-X/fulltext 

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter