Reprodução assistida – Novas Possibilidades

Reprodução assistida – Novas Possibilidades

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O Conselho Federal de Medicina (CFM) atualizou a resolução que trata dos procedimentos de reprodução assistida no Brasil. Nesta atualização (em vigor a partir de 9 de maio de 2013), a segurança da saúde da mulher e a garantia dos direitos reprodutivos a todas as pessoas estão em destaque. Pela primeira vez, por exemplo, a resolução cita que é permitido aos casais homoafetivos e pessoas solteiras a utilização dos serviços de reprodução assistida. “A reprodução humana deve acompanhar a evolução da sociedade permitindo que todas as pessoas tenham acesso ao tratamento, considerando a segurança e a saúde da gestante e do feto”, comenta Dr. Flávio Garcia de Oliveira, especialista em reprodução humana e diretor da Clínica FGO.

Confira abaixo as principais mudanças no texto da resolução.

• IDADE DA PACIENTE – 50 anos é a idade máxima para a mulher que deseja realizar procedimento de reprodução assistida. É permitido o uso das técnicas de reprodução assistida para pessoas solteiras ou que tenham relacionamentos homoafetivos. Esta regra procura atender o novo perfil de algumas famílias.

• É permitido o uso das técnicas de reprodução assistida para pessoas solteiras ou que tenham relacionamentos homoafetivos. Esta regra procura atender o novo perfil de algumas famílias.

• Doação de gametas e embriões

1) Uma mulher em tratamento para engravidar pode doar parte de seus óvulos a uma mulher mais velha ou que não produz mais óvulos em troca de parte do custeio do tratamento. Esta é a doação compartilhada. A idade limite da doadora é de 35 anos. Homens que desejam doar espermatozoides podem fazer a doação até os 50 anos.

2) Outra modalidade é a doação voluntária de gametas e embriões. Agora é permitido a qualquer pessoa a doação de gametas. A idade limite (Idem item acima) deve ser respeitada e o sigilo em relação ao doador e ao receptor é obrigatório.

Na próxima edição do ABC DA FERTILIDADE, você confere mais informações sobre a nova resolução do CFM com destaque para a doação temporária de útero e criopreservação.

Palestra gratuita sobre REPRODUÇÃO HUMANA

Você pode participar de uma palestra gratuita sobre reprodução humana com a equipe da Clínica FGO e tirar as suas principais dúvidas. Clique aqui e confira o calendário dos próximos eventos!

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter