Reversão de Vasectomia

Reversão de Vasectomia

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

Ao optar por um método contraceptivo definitivo, a maioria dos casais acaba optando pela vasectomia, que é uma cirurgia feita no homem, que interrompe a passagem do espermatozoide do saco escrotal para o líquido ejaculado.

A grande questão é que muitas vezes o homem se casa novamente e sonha em ter um filho com a nova parceira. Nestes casos, há a possibilidade de se fazer uma reversão da vasectomia ou partir para uma técnica chamada “PESA”, que consiste na aspiração do espermatozoide a partir do epidídimo para então possibilitar a Fertilização In Vitro (FIV).

A chance de gravidez após a reversão da vasectomia é semelhante e talvez um pouco mais baixa do que a chance de gravidez fazendo a FIV. Apesar de microscópica, a reversão envolve anestesia e cerca de 2 horas de cirurgia, enquanto para fazer a FIV é necessária uma pequena sedação para aspirar rapidamente os espermatozoides do epidídimo.

“Além da complexidade, homens que fizeram vasectomia há mais de 10 anos têm uma possibilidade de reversão menor do que os que fizeram há menos tempo, explica o ginecologista e obstetra especialista em reprodução humana”, Dr. Flávio Garcia de Oliveira.

Com praticamente o mesmo custo da reversão, a FIV acaba sendo o melhor caminho, uma vez que o casal terá aquele filho e não precisará se preocupar com outro tipo de contraceptivo para evitar gestações futuras.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter