Segundo Trimestre: foco no ferro e nas fibras

Segundo Trimestre: foco no ferro e nas fibras

Dr. Flávio Garcia de Oliveira

O segundo trimestre é definido como o quarto, quinto e sexto meses de gravidez. O(s) bebê(s) é (são) agora denominado(s) feto(s). A principal diferença entre os estágios embrionário e fetal é que agora, no período fetal, nenhuma nova estrutura está se formando. O(s) bebê(s) cresce(m) principalmente em tamanho.
Uma ingestão adequada de ferro é muito importante durante esse trimestre. Seu volume de sangue aumentou 50% ou mais acima dos níveis não gravídicos. Se você está grávida de múltiplos, esse volume vai aumentar 100%. As células vermelhas, que carregam oxigênio pelo corpo, aumentam em 50% a 60%.

Os suplementos de ferro são a resposta? Provavelmente não. Muitas mulheres acham que as pílulas de ferro pioram as náuseas e podem levar à constipação. Além disso, é preciso ingerir mais do que ferro em pílulas para produzir esse aumento de sangue. Proteínas, vitamina B12 e outros nutrientes também são necessários.
Eis por que é bem melhor se ater aos alimentos ricos em ferro- carne vermelha magra, porco, peixe, frango, gemas de ovos enriquecidos ou pães e grãos vitaminados e enriquecidos, nozes, feijão e lentilhas, espinafre, frutas dessecadas e germe de trigo.

As fibras também são importantes agora. Durante o segundo trimestre, seu sistema gastrointestinal fica mais lento para absorver os nutrientes dos alimentos que você ingeriu. Alimentos ricos em fibra ajudam a regular seu intestino e evitam a constipação. Os melhores incluem frutas como laranja, maçã, pera, uva-passa e vegetais como brócolis, tomate e batata.

Embora a fadiga do início da gravidez tenha passado, há ocasiões em que você necessita de algo para “enganar o estômago”. Selecione um lanche de 250 calorias, o que lhe fornecerá um imediato aporte de energia para sustenta-la até sua próxima refeição maior. Faça isso principalmente quando se sentir fraca e se arrastando pela casa.

Aqui damos algumas sugestões que caem bem nesses casos:

● Amasse uma banana pequena com aveia

● Cubra o iogurte com umas pitadas de granola

● Faça um misto de nozes, uva-passa e coco ralado doce

● Coma queijo cottage light com biscoitos de alto teor de fibras e uvas

● Derreta queijo light e coloque pedaços de maçã fresca ou pera

Você encontra essas e outras informações no livro “RECEITAS PARA GRÁVIDAS”

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter