7 sinais de ovulação

A seguir, 7 sinais de ovulação que ajudam a detectar seu período mais fértil.

Os sete sinais de ovulação que apresentaremos neste artigo poderão ser de grande valia para mulheres que desejam saber detectar seu período fértil. Vale a leitura

Os sintomas de ovulação não são difíceis de notar. Depois de saber o que procurar, você ficará surpresa com o quão fácil pode ser. 

A ovulação se dá quando um óvulo é liberado do ovário e, quando isso acontece, você deseja que o esperma esteja disponível nas trompas de Falópio para fertilizar o óvulo.

Em outras palavras, idealmente, a relação sexual deve ocorrer antes do momento da ovulação para aumentar suas chances de concepção. Afinal, as mulheres são mais férteis nos dias que antecedem a ovulação. Se você puder fazer sexo durante esse período, suas chances de engravidar nesse ciclo aumentarão consideravelmente.

Alguns sinais indicam que a ovulação está se aproximando e isso permite que você planeje relações sexuais com o intuito de engravidar. Outros sinais permitem que você saiba que a ovulação já passou. Isso pode ser reconfortante, dando-lhe a certeza de que ovulou.

A janela de ovulação

Em média, uma mulher com ciclos regulares tende a ovular em algum momento entre o dia 11 e o dia 21 de seu ciclo. (Dia 1 é o dia em que você começa a menstruar.) Isso significa que os dias mais férteis de uma mulher estarão em algum lugar entre o dia 8 e o dia 21.

Se seus ciclos são mais curtos, você tem mais probabilidade de ovular próximo ao dia 11. Se você tem ciclos menstruais mais longos, a ovulação pode ocorrer nas proximidades do dia 21. Porém, você pode pensar: “em algum momento” entre o dia 11 e o dia 21 é uma informação muito vaga.

Pois bem, o ideal é ter como objetivo fazer sexo todos os dias ou em dias alternados entre o 8º e o 21º dia. Outra opção é procurar sintomas de ovulação e fazer sexo sempre que detectar sinais de fertilidade

É interessante também tentar monitorar seus ciclos a cada mês, para ter uma ideia de quando ocorre a ovulação e, assim, encontrar sua própria média pessoal.

Sinais comuns de ovulação

Determinar o dia exato da ovulação pode ser complicado, mas existem várias maneiras de saber quando você está no ponto mais fértil do seu ciclo. Aqui estão sete sinais de que a ovulação está chegando ou que acabou de ocorrer.

Resultado positivo do teste de ovulação

Um kit de previsão de ovulação funciona muito como um teste de gravidez caseiro. Você urina em um bastão ou em um copo no qual coloca o bastão ou a tira-teste. Duas linhas aparecerão. Quando a linha de teste é mais escura do que a linha de controle, o teste é considerado positivo, indicando que você está prestes a ovular. Essa é a hora de fazer sexo para engravidar.

Os testes de ovulação são uma forma popular de detectar a ovulação, mas têm seus prós e contras.

  • Eles são menos trabalhosos do que mapear sua temperatura corporal basal;
  • Monitores digitais de ovulação podem ser relativamente fáceis de usar;
  • Testes mais simples podem ser difíceis de interpretar, pois nem sempre é fácil determinar quando a linha de teste é mais escura do que a linha de controle.
  • Eles podem ficar caros, especialmente se seus períodos forem irregulares ou você estiver tentando engravidar por um longo tempo.
  • Eles não são um sinal garantido de que você ovulou. Você pode obter um resultado positivo e não ovular.
  • Mulheres com síndrome do ovário policístico (SOP) podem obter vários resultados positivos, mesmo se não estiverem ovulando, tornando os kits inúteis.

Muco Cervical Fértil

Quando você está se aproximando da ovulação, as secreções próximas ao colo do útero, conhecidas como muco cervical, aumentam e adquirem uma consistência de clara de ovo crua. Este muco cervical de qualidade fértil ajuda os espermatozoides a subirem e entrarem no sistema reprodutor feminino, além de tornar a relação sexual mais fácil e prazerosa.

Por outro lado, quando você não está em um estágio fértil do seu ciclo, o muco cervical é mais pegajoso. 

Os estágios do muco cervical são: quase seco a nenhum, pegajoso, cremoso, aquoso, semelhantes a clara de ovo crua e, em seguida, de volta a pegajoso ou seco. 

Você pode aprender a acompanhar essas mudanças e prever a ovulação.

Quando você tem muco cervical úmido ou com aspecto de clara de ovo, é a melhor hora para fazer sexo para engravidar.

Desejo Sexual Aumentado

A natureza sabe exatamente como fazer com que você tenha relações sexuais no momento ideal para a concepção. O desejo sexual de uma mulher aumenta pouco antes da ovulação. Não apenas seu desejo por sexo aumenta, mas ela também pode apresentar mais sensualidade.

A estrutura óssea real do rosto de uma mulher muda ligeiramente, seu andar se torna mais atraente e, se ela dança, seus quadris têm um balanço mais sensual.

Se você estiver com vontade, vá em frente! Esta é uma maneira fácil de programar o sexo para a gravidez. Claro, a ovulação não é a única coisa que pode aumentar sua libido. Além disso, se você estiver ansiosa, estressada ou deprimida, pode não notar ou não ter um aumento no desejo sexual, mesmo antes da ovulação.

Aumento da temperatura corporal basal

Sua temperatura corporal basal (TCB) é a sua temperatura quando você está em repouso. Embora você possa pensar em uma temperatura corporal normal como 36,5ºC, a verdade é que sua temperatura corporal varia ligeiramente ao longo do dia e do mês. Ela sobe e desce com base no seu nível de atividade, o que você come, seus hormônios, seus hábitos de sono e, claro, se você ficar doente.

  • O rastreamento exige que você meça sua temperatura todas as manhãs, no mesmo horário, (ou seja, sem dormir até tarde), antes de sair da cama.
  • Aplicativos e sites gratuitos podem ser usados ​​para traçar sua TCB.
  • Embora não possa prever a ovulação, a sua TCB pode informar o dia aproximado da ovulação – após seu acontecimento.
  • Horários irregulares tornam o rastreamento da TCB difícil, como trabalhar no turno da noite ou inconsistências em seus padrões de sono.
  • Seu médico pode diagnosticar ciclos irregulares ou problemas de ovulação com seu gráfico de TCB.
  • Após a ovulação, os níveis de progesterona aumentam em seu corpo, o que faz com que sua temperatura suba ligeiramente. Se você rastrear sua TCB, poderá ver quando ovulou.

Mudança na posição cervical

Se você pensar em sua vagina como um túnel, ele termina no colo do útero. O colo do útero muda de posição e sofre pequenas alterações durante o ciclo menstrual. Você pode acompanhar essas mudanças.

Pouco antes da ovulação, o colo do útero sobe (você pode até ter dificuldade em alcançá-lo), fica mais macio ao toque e se abre ligeiramente. Quando você não está no estágio fértil do seu ciclo, o colo do útero fica mais baixo, mais duro e mais fechado.

Embora você possa pensar que a verificação do colo do útero se limita aos ginecologistas e obstetras durante o parto, é algo que você pode aprender a fazer. E enquanto você verifica o colo do útero, você pode avaliar as alterações do muco cervical também.

Dor nas Mamas

Você já percebeu que seus seios às vezes ficam sensíveis ao toque? Mas nem sempre? Os hormônios que seu corpo produz após a ovulação causam isso. Você pode usar essa mudança como uma forma de confirmar que a ovulação provavelmente ocorreu.

Você não pode prever a ovulação dessa forma, mas pode ser reconfortante se você estiver se perguntando se já ovulou este ciclo.

Dito isso, é importante ressaltar que a sensibilidade mamária também pode ser um efeito colateral dos medicamentos para fertilidade.

A dor de ovulação ou Mittelschmerz

Você já percebeu uma dor aguda na parte inferior do abdômen que parece ocorrer aleatoriamente? Se essa dor vier no meio do ciclo, pode ser que seja a dor de ovulação.

Algumas mulheres têm dores de ovulação todos os meses. Pesquisas descobriram que a dor no meio do ciclo (também conhecida como mittelschmerz, alemão para “dor do meio”) ocorre pouco antes da ovulação, o que sinalizaria a fase mais fértil do ciclo.

Para a maioria das mulheres, a dor da ovulação é uma dor aguda e temporária na parte inferior do abdômen. No entanto, outras sentem dor forte o suficiente para impedi-las de ter relações sexuais durante o período mais fértil.

Informe imediatamente o seu médico se sentir dor forte durante a ovulação, pois isso pode ser um possível sintoma de endometriose ou aderências pélvicas.

Identificando o dia da ovulação

Alguns dos sinais de ovulação listados acima podem fornecer a data exata em que você ovulou? Aqui está a resposta: não importa. Contanto que você tenha relações sexuais todos os dias ou em dias alternados dentro de três a quatro dias de sua possível data de ovulação, você terá relações sexuais no momento certo para conceber.

O ultrassom também pode ser usado para determinar quando ocorreu a ovulação. 

Pesquisadores compararam os resultados do ultrassom com os métodos comumente usados ​​de rastreamento da ovulação. Eles descobriram que o gráfico da temperatura corporal basal previu corretamente o dia exato da ovulação em 43% das vezes. Por sua vez, os kits de previsão de ovulação, que detectam o pico do hormônio LH que ocorre antes da ovulação, podem ser precisos em 60% das vezes.

Tudo isso são boas notícias. Significa que você não precisa se estressar por fazer sexo no dia anterior à ovulação para engravidar. Contanto que você tenha relações sexuais quando há possíveis sinais de fertilidade, ou faça sexo com frequência durante todo o mês, suas chances de conceber são boas.

5/5 - (1 vote)
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no email
Email

Você pode se interessar:

Nutrição Durante a Gravidez

Nutrição Durante a Gravidez

A Nutrição durante a gravidez é vista como primordial pela Academia de Nutrição e Dietética dos Estados Unidos que recomenda os seguintes componentes-chave de um

7 sinais de ovulação

7 sinais de ovulação

A seguir, 7 sinais de ovulação que ajudam a detectar seu período mais fértil. Os sete sinais de ovulação que apresentaremos neste artigo poderão ser

5 Fatos sobre Menopausa e Fertilidade

Listamos 5 fatos sobre Menopausa e Fertilidade. As mulheres que planejam engravidar perto ou depois dos 40 anos, precisam prestar atenção aos sinais do climatério