Acupuntura e Fertilidade: ela pode ajudar a engravidar?

Acupuntura e Fertilidade

Acupuntura e Fertilidade, qual a relação? A acupuntura é considerada uma forma de medicina integrativa. É mais comumente usada para tratar a dor, mas há uma ampla gama de condições que a acupuntura pode abordar – incluindo saúde reprodutiva e condições relacionadas à fertilidade. Aqui, estamos mergulhando na ciência por trás da acupuntura para resultados de fertilidade e gravidez.

Antes de começarmos, é importante entender que a ciência por trás da acupuntura não é clara: abordagens integrativas de saúde como acupuntura e fitoterapia são menos estudadas do que outras práticas, embora mereçam igual atenção. Enquanto a ciência da fertilidade está evoluindo, ainda existem grandes lacunas na pesquisa.


Dito isso, mesmo que um aspecto do tratamento não seja validado por estudos randomizados em larga escala (uma das coisas que procuramos ao avaliar a ciência por trás de diferentes práticas), ele ainda pode trazer grandes benefícios para os indivíduos. Em última análise, a experiência pessoal pode ser tão valiosa quanto a evidência científica.

Principais Aspectos sobre a Acupuntura e Fertilidade

A acupuntura é uma forma popular de medicina tradicional do oriente, que visa corrigir problemas com o fluxo de energia que podem estar afetando sua saúde. Pontos de acupuntura específicos têm funções específicas, sendo alguns deles designados para a saúde reprodutiva.

Embora novos dados surjam a cada ano, ainda não há pesquisas suficientes sobre o efeito da acupuntura utilizada especificamente para fertilidade e nas condições relacionadas à saúde reprodutiva. Alguns estudos sugerem que a acupuntura de qualquer tipo (não apenas a acupuntura específica para fertilidade) pode aumentar as taxas de nascidos vivos em pacientes que fazem tratamento de fertilização in vitro. 

Outros demonstram que a prática ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade relacionados à fertilidade. Não há efeitos negativos significativos a curto ou longo prazo quando o assunto é acupuntura.

Aqui está o que a Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva tem a dizer:

“Os defensores da acupuntura a recomendam para uma variedade de condições médicas que afetam a fertilidade. Estas incluem síndrome dos ovários policísticos (SOP), miomas, endometriose e problemas com reserva ovariana e qualidade do esperma. 

Também pode ajudar a aliviar alguns dos efeitos colaterais associados a medicamentos para fertilidade (como inchaço e náusea). A acupuntura demonstrou promover o relaxamento. Embora alguns estudos médicos tenham mostrado que a acupuntura é útil no tratamento desses problemas de fertilidade, outros estudos não demonstraram os mesmos resultados.”

A acupuntura é um tratamento sem drogas que afeta vários sistemas do corpo para apoiar a regularidade menstrual, a ovulação e, finalmente, a fertilidade. Em essência, a acupuntura promove a autocura e é bastante segura quando fornecida por um acupunturista licenciado.

As vantagens da acupuntura são que a paciente pode se sentir mais relaxada e ter uma redução nos níveis de ansiedade e estresse, mas os benefícios diretos variam de acordo com o indivíduo.

A conclusão que podemos chegar é a seguinte: qualquer ajuda não prejudicial que também ajude na redução do estresse durante processos que podem ser muito estressantes, é bem-vinda.

Acupuntura, Fertilidade e Estresse

A fertilidade e a concepção podem ser estressantes, seja sozinha ou com um parceiro, ou com ou sem o uso de intervenções médicas. Alguns estudos analisaram o impacto da acupuntura durante a época dos procedimentos de reprodução assistida, geralmente descobrindo que isso pode diminuir os níveis de estresse (em comparação com nenhuma intervenção).

Nesse processo, as percepções de estresse diminuem, as ansiedades se transformam em confiança, o sono melhora – e a fertilidade naturalmente é otimizada.

Há algum efeito colateral?

Geralmente, não deve haver. Algumas pessoas podem relatar um pouco de incômodo ou dor nos locais de inserção da agulha; se isso é algo um pouco delicado pra você, é importante informar seu acupunturista para que ele tome providências a fim de aliviar esse desconforto. 

Algumas pessoas também podem ter pequenos hematomas nos locais de inserção das agulhas. Claro que todas as agulhas utilizadas hoje em dia devem ser descartáveis, sendo assim a preocupação com infecções e contaminações não é necessária.

Procure profissionais especializados e certificados pela Associação Brasileira de Acupuntura caso deseje iniciar um tratamento visando a melhora dos sintomas de estresse e ansiedade.

Conclusão

A acupuntura está sendo cada vez mais procurada para tratar uma ampla gama de condições, incluindo condições relacionadas à fertilidade.

Como ainda não existem estudos rigorosos suficientes sobre o efeito da acupuntura nos resultados relacionados à fertilidade e à saúde reprodutiva com regimes de tratamento que espelhem o que esperamos ver no mundo real, não temos dados para confirmar totalmente seus benefícios.

O que podemos dizer é que existem dados emergentes sugerindo que podem haver benefícios e não temos evidências de que a acupuntura tenha impactos negativos. E, mesmo que a acupuntura não afete diretamente a função reprodutiva, pode ser fundamental para ajudar algumas pessoas com o estresse e a ansiedade que podem interferir de alguma forma na fertilidade.

Você pode se interessar:

Compartilhe:

WhatsApp
Email
Facebook
LinkedIn
Twitter